SA3.20 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO SUS E O DESAFIO DA JUDICIALIZAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
42739 - IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MONITORAMENTO EXTERNO DE QUALIDADE NO ESTADO DO PARANÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA THAIS TRYBUS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, REJANE CRISTINA TEIXEIRA TABUTI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, ÉLIDE SBARDELLOTTO MARIANO DA COSTA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, ELAINE CRISTINA VIEIRA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, MARIA GORETTI DAVID LOPES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, MARCOS DEMARIO PEDROSO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, SUELLEN SCARTON - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ, MAURÍCIO TURKIEWICZ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ, JACQUELINE TURKIEWICZ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ
Período de Realização Início em janeiro de 2021 e está em andamento até momento.
Objeto da experiência Implantação do Laboratório de Monitoramento Externo de Qualidade de exames citopatológicos do colo do útero no Estado do Paraná.
Objetivos Relatar a experiência da Implantação do Laboratório de Monitoramento Externo de Qualidade de exames citopatológicos do colo do útero no Estado do Paraná.
Metodologia Foi identificado o laboratório que atendesse aos critérios da Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito) e realizados investimentos para a aquisição de equipamentos. Na sequência, foram realizadas reuniões com a direção e reitoria da instituição sede do laboratório. Após os alinhamentos, foi realizada a vinculação do laboratório no Sistema de Informação do Câncer, elaboração de fluxos e contato com os laboratórios a serem monitorados, para iniciar o envio das lâminas.
Resultados Foram monitorados quatro laboratórios tipo I entre novembro de 2021 e maio de 2022 o que correspondeu a 519 lâminas de exames citopatológicos do colo do útero avaliadas. Dos laboratórios monitorados, dois obtiveram índice Kappa com concordância boa, um com concordância moderada e um com concordância pobre. O processo de monitoramento é contínuo.
Análise Crítica A realização do monitoramento externo da qualidade é prevista na Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito), e constitui-se da avaliação da qualidade dos exames citopatológicos do colo do útero. Esse monitoramento possibilita que o gestor do sistema de saúde avalie o desempenho dos laboratórios prestadores de serviço. Importante ressaltar a necessidade de acompanhamento dos Laboratórios monitorados que apresentarem índice Kappa 0
Conclusões e/ou Recomendações Para que o programa de controle do câncer do colo do útero seja efetivo, é fundamental que a qualidade dos exames citopatológicos de rastreamento seja adequada. Deste modo, destaca-se a importância da qualificação dos exames citopatológicos do colo do útero. Ressalta-se que estamos em processo de elaboração de um programa de educação permanente, de modo a contemplar as dificuldades encontradas pelos laboratórios nas avaliações das lâminas.
|