SA3.20 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO SUS E O DESAFIO DA JUDICIALIZAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
38491 - FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CUSTOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE DE ALTA COMPLEXIDADE THEO DUARTE DA COSTA - UFRN, JUEDSON COSTA DE OLIVEIRA - UFRN, RAYSSA HORACIO LOPES - UFRN, ROBERVAL EDSON PINHEIRO DE LIMA - UFRN
Apresentação/Introdução Gerir custos em saúde vem se tornando indispensável em virtude de reduções constantes nos orçamentos, crescimento dos gastos e, no contexto da alta complexidade, há necessidade de utilização de ferramentas que otimizem o uso dos recursos. Assim, questiona-se sobre quais ferramentas de gestão de custos são utilizadas em unidades prestadoras de serviços de saúde de alta complexidade no Brasil?
Objetivos Identificar e mapear as ferramentas de gestão de custos utilizadas em unidades prestadoras de serviços de saúde de alta complexidade no Brasil.
Metodologia Trata-se de uma Scoping Review, baseada nos critérios do Joanna Briggs Institute, que incluiu publicações descrevendo ferramentas de gestão de custos utilizadas nos serviços de alta complexidade, publicadas em artigos, teses, dissertações, manuais e boletins informativos. Foi definido o mnemônico PCC, como sendo População- Prestadoras de serviços de saúde; Conceito- Ferramentas de gestão de custos e C- Cuidado em saúde de alta complexidade, com delimitação da realidade brasileira. A análise dos dados ocorreu a partir da descrição quantitativa, e a apresentação qualitativa das ferramentas utilizadas, seus impactos e desafios.
Resultados A amostra final foi composta por 36 estudos, em sua maioria artigos (19; 52,8%), conduzidos no estado de São Paulo (10; 28%); que descreveram as ferramentas utilizadas (20; 55,6%); o responsável pela gestão dos custos em sua maioria não foi indicado (20; 80,5%); outros não relataram os impactos (14; 38,9%); e poucos descreveram os desafios no uso das ferramentas (9; 25%). Foram identificadas 14 ferramentas/instrumentos para gerenciamentos de custos em serviços, sobressaindo-se em aplicabilidade: SIA/SIH-SUS, Nursing Activities Score, Fichas de Autorização de Internação Hospitalar e Método ABCO.
Conclusões/Considerações O controle de custos na saúde tem maior ênfase após a década de 1990, com o surgimento de Sistemas de Informações que permitiram captar dados de natureza econômico-financeira para a gestão dos recursos em saúde. Contudo, a maturidade sobre os conceitos, impactos e desafios no uso de ferramentas de gestão de custos ainda está distante da realidade de muitos serviços de saúde, havendo a necessidade de amadurecimento metodológico e teórico sobre a temática.
|