SA3.19 - POLÍTICA E GESTÃO (TODOS OS DIAS)
|
42961 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ENQUANTO DIREITO DE CIDADANIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIANA DE OLIVEIRA ARAUJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, BIANCA DE OLIVEIRA ARAUJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, JULIANA ALVES LEITE LEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, MARIANA COSTA DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, SILVÂNIA SALES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, PAULO DA SILVA MOURA JUNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, VERBRENA LIMA PINTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, WESLAINE DOS SANTOS ALMEIDA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, STEFANY COSTA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS, GABRIELA ALMEIDA NASCIMENTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA -UEFS
Período de Realização Novembro de 2020 à maio de 2022
Objeto da experiência Projeto de extensão “Divulgação do Sistema Único de Saúde e das redes de serviços odontológicos enquanto direito de cidadania”.
Objetivos Relatar a experiência das atividades extensionistas do projeto de extensão “Divulgação do Sistema Único de Saúde e das redes de serviços odontológicos enquanto direito de cidadania”.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão implementado por docentes e discentes da Universidade Estadual de Feira de Santana. As atividades realizadas foram: leituras e discussões sobre o SUS em encontros virtuais e presenciais, estudo sobre a construção de materiais educativos para compartilhamento nas mídias digitais, produção e postagem de cards, vídeos e demais materiais no Instagram do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC).
Resultados Até o momento foram concluídas três orientações de planos de trabalho de extensão e atualmente quatro encontram-se em andamento. Os planos versam sobre a criação de materiais educativos pelos alunos com uma linguagem acessível para divulgação à população em geral através de plataformas digitais. Os temas trabalhados foram: financiamento do SUS, políticas de saúde anteriores ao surgimento do SUS, os avanços e desafios do SUS, a rede de saúde mental entre outros.
Análise Crítica A execução do projeto de extensão tem oportunizado a expansão de conhecimentos acerca do SUS, tanto para os discentes como para a população que tem acesso ao material informativo, bem como tem colaborado para o alcance ampliado das publicações via redes sociais, como Instagram do núcleo de pesquisa em que o projeto de extensão está vinculado, para a comunidade que segue a página ou que visualiza os materiais compartilhados.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades desenvolvidas têm colaborado para a divulgação do SUS e para a apropriação de conhecimento sobre esse sistema, podendo contribuir para valorização dos seus serviços e a defesa da cidadania. Destaca-se que o conhecimento dos usuários em relação ao SUS poderá também proporcionar o acesso aos seus serviços e reconhecimento dos direitos, assegurando dessa forma a participação cidadã em um sistema que é universal, integral e gratuito.
|