SA3.19 - POLÍTICA E GESTÃO (TODOS OS DIAS)
|
42415 - PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DO ESCOPO DO SERVIÇO DE UMA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANDERSON DANILO DARIO LIMA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, LUIZA MARIA PLENTZ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FERNANDA TAVARES COSTA DE SOUZA ARAÚJO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, VANESSA GABRIELLE DINIZ SANTANA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MARCELLA MAIA E SILVA SANTIAGO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, JOELMA DE JESUS RODRIGUES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO - SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Período de Realização 14 de fevereiro a 30 de março de 2022.
Objeto da experiência Planejamento da força de trabalho em saúde de uma Gerência Regional de Saúde do estado Pernambuco.
Objetivos Compreender a estrutura organizativa da Gerência Regional de Saúde; Descrever as responsabilidades institucionais dos setores que compõem a GERES; Compreender qual o objetivo do serviço dentro do território da Região de Saúde.
Metodologia O escopo do serviço é a primeira etapa, de um total de 4, da metodologia de dimensionamento de pessoal adotada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Nessa etapa é realizada uma oficina com os trabalhadores da equipe do GERES. A discussão é norteada pelos perguntas: qual a organização administrativa do serviço? Quais os fluxos e processos de trabalho? Qual o papel e objetivos da GERES na Região de Saúde? Posteriormente os dados são tratados e validados pela própria equipe.
Resultados A oficina contou com a adesão de todos os trabalhadores que compõem o serviço, distribuídos em áreas técnicas como Atenção à Saúde, Vigilância e Planejamento e Regulação, e setores como apoio logístico, administrativo e financeiro. A GERES é uma descentralização técnica e política da Secretaria Estadual de Saúde responsável pela condução da política de saúde no âmbito loco-regional, articulando pessoas e recursos no seu planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações e serviços.
Análise Crítica As áreas técnicas são aquelas historicamente objeto de trabalho da saúde pública, não há particularidades na estrutura organizacional alinhadas a demandas sanitárias do território. A Vigilância em Saúde apresenta o maior quantitativo de coordenações e trabalhadores, o inverso é observado na Atenção à Saúde e na Educação Permanente, essa última, apesar de seu papel estratégico, é articulada por trabalhadores que executam diversas outras atividades, fragilizando a política regionalmente.
Conclusões e/ou Recomendações O papel de coordenação da política de saúde regional de uma GERES infere a necessidade constante de discutir o planejamento da força de trabalho, buscando qualificar a atuação dos trabalhadores que compõem a equipe quanto às necessidades do território e suas instituições. Essa etapa oferece subsídios ás discussões posteriores do escopo de práticas dos trabalhadores, negociação de parâmetros e indicadores e pactuação das mudanças e planos de ação.
|