Sessão Assíncrona


SA3.19 - POLÍTICA E GESTÃO (TODOS OS DIAS)

40666 - FORMAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM DEFESA DO SUS
CAROLINA CARVALHO RIBEIRO - USP, ELLEN LIMA MARTELI - USP, NAYRA CRISTINA MAYENA COVAS - USP, JULIA TRES - USP, LUANA ALVES RORIS - USP, NATHAN AUGUSTO SILVA SANTOS - USP, REBECCA ZERBINATTI PEREIRA - USP


Período de Realização
25 à 29 de outubro de 2020

Objeto da experiência
Sistema Único de Saúde


Objetivos
Realizar debates virtuais para instrumentalizar a população em relação à participação e ao controle social em saúde, de modo a potencializar a evidência que a pandemia do COVID 19 proporcionou ao Sistema Único de Saúde.

Metodologia
Os temas dos debates foram definidos através de Revisões de Literatura, sendo selecionados aqueles com maior relevância para a temática de Participação Social em Saúde. Depois de escolhidos, os tópicos foram agrupados em quatro blocos, ministrados um a cada dia de evento de maneira síncrona via Youtube. As discussões foram realizadas através de exposição oral por palestrantes definidos a partir de suas contribuições e produções acerca dos temas, seguido de perguntas feitas pelos participantes

Resultados
O Encontro forneceu bases teóricas e permitiu o desenvolvimento de reflexões essenciais para o reconhecimento da importância do SUS e para a defesa deste sistema frente ao projeto de desmonte. Participaram do evento de maneira síncrona cerca de 2.830 pessoas e, de maneira assíncrona, os materiais já contam com mais de 11.000 acessos, sendo a discussão com Drauzio Varella a de maior impacto, contando com mais de 5.000 visualizações no YouTube.


Análise Crítica
Apesar de o meio virtual democratizar o acesso à informação, há que se considerar também os processos de exclusão digital. Se por um lado essa modalidade permite incluir participantes de diferentes localidades, é inegável que isso se dá principalmente entre as classes média e média alta, o que ocorre tanto por dificuldade de acesso às tecnologias quanto por ação dos algoritmos, que privilegiam a divulgação desse tipo de evento para aqueles que já possuem interesse relacionados à Academia.

Conclusões e/ou Recomendações
Esta experiência teve como contribuição o fomento ao debate sobre o contínuo processo de construção do SUS, fornecendo informações acerca dos instrumentos de participação social. Frente aos desafios políticos e organizacionais do Sistema, a discussão e o engajamento dos usuários em torno das demandas do Sistema Único são urgentes, de modo que a mesma mobilização popular que propiciou a criação do SUS possa atuar em sua defesa e fortalecimento.