Sessão Assíncrona


SA3.19 - POLÍTICA E GESTÃO (TODOS OS DIAS)

38416 - PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PROADI-SUS
JÉSSICA DA SILVA RODRIGUES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, PAULA LUISA EBERLE DENICOL - MINISTÉRIO DA SAÚDE, NAYANA FERNANDES RODRIGUES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LIGEÍZE FERREIRA LINS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, RAQUEL LEANDRO ANDRETTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, TATIANE VANESSA ALVES DA CUNHA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Período de Realização
2009 - ATUAL

Objeto da experiência
Projetos de apoio e para a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares no âmbito do Proadi-SUS.

Objetivos
Apresentar o panorama geral da execução financeira no âmbito do Proadi-SUS (2009-atual); Identificar as principais áreas temáticas dos projetos no triênio 2021-2023; Demonstrar a alocação financeira dos projetos no triênio 2021-2023; Apresentar projetos com resultados positivos para o SUS.

Metodologia
Descrição do nº de projetos e valores executados (2009-atual), por meio de gráfico com valores agregados por triênio; Descrição do nº de projetos por área temática aprovados no atual triênio do Programa; Descrição da previsão de execução financeira de projetos no atual triênio; Descrição resumida de projetos de destaque executados em triênios anteriores, com apresentação de resultados alcançados.

Resultados
Entre 2009 e abril/2022 foram aprovados 698 projetos, no valor total de cerca de R$ 6,5 bilhões, oriundos de imunidade tributária de hospitais de reconhecida excelência. No atual triênio (2021-2023) há previsão de alocação de R$ 2 bilhões em 149 projetos, nas seguintes temáticas: 55 - desenvolvimento de técnicas e operação de gestão de serviços de saúde; 50 - pesquisas de interesse público em saúde; 36 - capacitação de recursos humanos; 8 - estudos de avaliação e incorporação de tecnologias.

Análise Crítica
O Proadi tem o objetivo de aprimorar o SUS por meio de projetos de apoio demandados pelo Ministério da Saúde. Os projetos são desenvolvidos por hospitais, que alocam recursos financeiros próprios em sua execução. Esses projetos conectam a população com a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais resultados alcançados, se destacam: redução de filas de espera; gestão do cuidado apoiada por IA; e melhoria da gestão de hospitais públicos.

Conclusões e/ou Recomendações
O programa viabiliza uma fonte de recursos direcionados para a saúde, por meio de projetos que passam pelo crivo técnico do Ministério da Saúde e, nesse sentido, se apresenta como uma importante complementação do orçamento da saúde. É salutar, portanto, aprimorar as diretrizes do Proadi-SUS, de forma a atingir resultados em prol do SUS e alcançar impactos sociais positivos e duradouros, utilizando instrumentos inovadores de gestão de projetos.