SA3.19 - POLÍTICA E GESTÃO (TODOS OS DIAS)
|
38346 - A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DE SERVIÇO ANATOMOPATOLÓGICO DE EXCELÊNCIA PELO SUS/PETROLINA (PE) TAMARA SARAIVA DE ASSIS - UNIVASF, KARLA CHRISTINE TAVARES DE SANT ANA BRAGA BARBOSA - UNIVASF, MARCELO DOMINGUES DE FARIA - UNIVASF, MARGARET OLINDA DE SOUZA CARVALHO E LIRA - UNIVASF, ROBERTA TEIXEIRA COELHO ANDRADE DE ARAÚJO - DIRETORA TÉCNICA DE SÁUDE DE PETROLINA (PE)
Período de Realização Janeiro/2019- atual.
Objeto da experiência Parcerias e diálogos intersetoriais em busca de um serviço estômato-patológico de excelência.
Objetivos Estabelecer o diálogo efetivo entre dentistas e patologistas, a fim de favorecer o tratamento mais direcionado aos usuários SUS; buscar parcerias com clínicas de imaginologia e Hospitais Oncológicos para referenciar os casos de câncer dentro do município.
Metodologia Estabeleceu-se diálogo entre dentistas e patologistas, munindo estes últimos de informações sobre os casos biopsiados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), através de fotos, dados clínicos e hipóteses diagnósticas. Concomitantemente, a Secretaria Municipal de Saúde oficializou parcerias com clínicas de diagnóstico por imagem (radiografias e tomografias), bem como com o Hospital Dom Tomás de Petrolina, possibilitando encaminhamento de pacientes oncológicos sem custos.
Resultados Diagnóstico mais precisos; intervenções clínicas e cirúrgicas após emissão de laudos mais eficientes; pacientes referenciados para centro de tratamentos locais, quando antes seriam encaminhados para tratamento fora de domicílio; subsídios de imagens com menor custo ao paciente, favorecendo o correto diagnóstico.
Análise Crítica Observou-se que o diálogo intersetorial e as parcerias consolidadas favorecem diretamente ao usuário do serviço público de saúde bucal em Petrolina, permitindo que achados clínicos da boca sejam mais eficientemente diagnosticados e tratados. Ficou evidente que os serviços complementares de imagem corroboram para diagnóstico mais preciso e precoce. A parceria com o Hospital Dom Tomás tem também facilitado a logística de pacientes oncológicos.
Conclusões e/ou Recomendações As parcerias com entidades de serviços complementares têm viabilizado o diagnóstico preciso e com maior brevidade e precocidade, permitido o tratamento eficiente das doenças de boca e maior conforto e comodidade ao paciente oncológico, conferindo-lhes também melhor qualidade de vida.
|