SA3.18 - DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGAULDADES E INTERSETORIALIDADE (TODOS OS DIAS)
|
38577 - AMPLIANDO O CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO RURAL: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE THAIS LACERDA E SILVA - ESP-MG, AMANDA NATHALE SOARES - ESP-MG, ADRIANA ALVES DE ANDRADE MELO FRANCO - ESP-MG
Apresentação/Introdução É possível observar diversos avanços relacionados ao cuidado ofertado na Atenção Primária em Saúde (APS) e à ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família. Permanece, entretanto, o desafio de garantir o direito e o acesso à saúde da população rural. Sobretudo em áreas rurais, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o trabalhador que reduz a distância entre a população e o serviço de saúde.
Objetivos Compreender como ACS percebem a organização da APS para o cuidado à saúde de populações rurais em municípios de pequeno porte do estado de Minas Gerais.
Metodologia Pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada com ACS de seis municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais. Foram realizados seis grupos focais, com participação de 7 a 15 ACS em cada, entre julho e dezembro de 2019. Os grupos focais foram realizados em dependências de escolas públicas ou de Unidades Básicas de Saúde dos municípios e duraram em média 90 minutos. O material dos grupos focais foi gravado, transcrito na íntegra e, posteriormente, submetido à análise de conteúdo, seguindo as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer CEP 2.429.103).
Resultados Os resultados demonstraram diferentes estratégias utilizadas para ampliar o acesso da população rural a ações e serviços da APS, como a construção de pontos de apoio nas áreas rurais e a reorganização das equipes para realizarem consultas, visitas domiciliares e determinados procedimentos nos próprios territórios rurais. Observou-se uma heterogeneidade na estrutura dos pontos de apoio entre os diferentes municípios, nos horários e nos dias de seu funcionamento e nas categorias profissionais disponíveis para atendimento nesses locais. Sobre as ações ofertadas, observou-se um enfoque nas consultas e na realização de determinados procedimentos assistenciais, a exemplo dos curativos.
Conclusões/Considerações Os resultados desta pesquisa evidenciaram modos distintos de organizar o cuidado na APS para atendimento às populações rurais de municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas. O fortalecimento e a implementação de políticas púbicas de saúde que garantam a integralidade do cuidado à população rural tornam-se ainda mais relevantes nesses territórios, aonde cerca de 30% da população vivem em áreas rurais.
|