Sessão Assíncrona


SA3.16 - DOENÇAS CRÔNICAS E A LINHA DE CUIDADO DO DIABETES MELLITUS (TODOS OS DIAS)

42586 - GRUPO CONVIVENDO COM A DIABETES: ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS
NATHÁLIA SILVA DE JESUS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARICÁ/ ATENÇÃO BÁSICA, MARIANE FERREIRA DOS SANTOS ARAÚJO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARICÁ/ ATENÇÃO BÁSICA


Período de Realização
O grupo convivendo com a Diabetes teve seu início no mês de setembro de 2021. Ocorre quinzenalmente.

Objeto da experiência
Grupo de educação em saúde pautado na perspectiva multidisciplinar com foco no cuidado a pessoas portadoras de Diabetes Miellitus.

Objetivos
Promover um espaço de cuidado coletivo para a população com Diabetes Mellitus de Unidades de Saúde da Família em um distrito no município de Maricá a partir da atuação multidisciplinar e olhar ampliado de saúde objetivando a promoção da saúde e autonomia dos participantes.

Metodologia
O grupo acontece em Unidades de Saúde da Família do segundo distrito de Maricá -RJ. O público-alvo são pacientes portadores de DM, priorizando através de busca ativa aqueles cuja hemoglobina glicada está acima de 10% e sem consulta a mais de 6 meses. O convite é realizado via contato telefônico e por meio do agente comunitário de saúde. O grupo conta com uma programação de conteúdos divididos em 4 encontros que acontecem de forma cíclica, podendo o participante frequentar mais vezes.

Resultados
A partir do grupo demandas coletivas e individuais foram identificadas e resolvidas pela equipe no momento ou solucionada posteriormente. Os principais desafios e demandas encontrados foram: dúvidas sobre o que é diabetes e seu funcionamento, administração incorreta da insulina, dificuldades de seguir a prescrição médica, dificuldades em aderir alimentação equilibrada e prática de exercício físico. Foi possível observar mudanças no uso do medicamento em diversos usuários, dos quais ressaltamos 3.

Análise Crítica
Segundo dados do Prontuário Eletrônico do município, há no 2º distrito 1.454 pacientes cadastrados como diabéticos. Além disso, as doenças endócrinas e metabólicas aparecem como a 5° causa de morte no município. A DM se apresenta enquanto condição multifatorial e com forte influência dos hábitos de vida. Ao abordar a temática a partir de espaços coletivos e multidisciplinares há expectativa de um olhar ampliado da saúde, ressaltando as complexidades sociais e biológicas envolvidas no cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
Observamos que apesar dos desafios da instituição do grupo, o espaço coletivo multidisciplinar é uma potente ferramenta de cuidado a DM, principalmente quando este se propõe a olhar o paciente a partir da sua autonomia e o valorizando como principal agente da manutenção do seu cuidado e promoção da saúde.
Desejamos que o grupo “Convivendo com a Diabetes” seja um grupo cíclico e contínuo, além de sua expansão para outras unidades do município.