Sessão Assíncrona


SA3.16 - DOENÇAS CRÔNICAS E A LINHA DE CUIDADO DO DIABETES MELLITUS (TODOS OS DIAS)

40804 - EU POSSO COMER? DIABETES E EDUCAÇÃO CRÍTICA: UMA PESQUISA-AÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM
AMANDA DONNANGELO MARTINS - ISS-SP, TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA - ISS-SP


Apresentação/Introdução
A Educação em Saúde é um dos pilares do tratamento do Diabetes (DM) e a orientação de alimentação saudável constitui-se importante foco de atividades educativas. Em oposição às Diretrizes que orientam para mudanças individuais de estilo de vida, a Educação Crítica (EC) compreende a promoção à saúde como exercício da cidadania e objetiva transformar a realidade, superando as iniquidades sociais.

Objetivos
Criar coletivamente um programa educativo em diabetes através da Pedagogia Crítica no município de Itanhaém.

Metodologia
Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Realizados encontros em uma UBS de Itanhaém entre novembro de 2019 e março de 2020, com a participação de pessoas com diabetes/familiares e profissionais de saúde. As reuniões seguiram o modelo de círculos de cultura descrito por Paulo Freire. Na primeira reunião levantamos as temáticas significativas que foram reduzidas e codificadas, para descodificação no grupo nos encontros subsequentes. Durante a descodificação novas temáticas surgem e o processo se reinicia. A análise dos dados ocorreu durante e após os encontros, com foco na Análise das Mudanças nas Representações, a fim de demonstrar a complexificação da temática e criticização do pensamento.

Resultados
Foram realizados apenas 6 encontros pois fomos obrigados a interromper o trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19. A temática significativa principal foi alimentação. A partir da frase “eu posso comer?”, reduzimos os seguintes temas: recomendações de alimentação para pessoas com DM, alimentação saudável, autonomia, estigmas do DM, entre outros. Durante os encontros as discussões progrediram de questões cotidianas para temas complexos como determinantes sociais de saúde; modo de produção dos alimentos, uso de agrotóxicos, questão fundiária e reforma agrária; preço dos alimentos, tributação e reforma tributária; paternalismo médico e paternalismo do Estado; neoliberalismo econômico.

Conclusões/Considerações
Através da pedagogia crítica pudemos desenvolver atividades educativas que, enquanto respondem às dúvidas, preocupações e expectativas da população relacionados a problemas reais enfrentados no cotidiano de suas vivências com diabetes, aprofundam as reflexões a temáticas de ordem político-estruturais que problematizam as iniquidades sociais e ampliam a participação popular, fortalecendo o SUS como instrumento para o exercício da cidadania.