SA3.16 - DOENÇAS CRÔNICAS E A LINHA DE CUIDADO DO DIABETES MELLITUS (TODOS OS DIAS)
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40802 - COMPARAÇÃO ENTRE AS RECOMENDAÇÕES OFICIAIS DE EDUCAÇÃO EM DIABETES E DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PELA ÓTICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL AMANDA DONNANGELO MARTINS - ISS-SP, TEREZA ETSUKO DA COSTA ROSA - ISS-SP
Apresentação/Introdução A Educação em Saúde configura-se um dos pilares do tratamento do Diabetes Mellitus. Por entrelaçar duas grandes áreas do conhecimento, sofre influência tanto dos processos pedagógicos da educação escolar quanto dos paradigmas da saúde. A escolha da abordagem pedagógica dá-se de acordo com o contexto histórico, os valores e habilidades dos envolvidos, os objetivos do processo e o projeto político.
Objetivos Comparar as principais recomendações oficiais de educação em diabetes com a orientação do Ministério da Saúde para Educação Popular em Saúde.
Metodologia Pesquisa qualitativa por análise documental. A pesquisa foi realizada em sites de busca entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022. Foram selecionados, a critério dos autores, os principais consensos relacionados à Educação em Diabetes, em suas versões mais recentes - Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD 2019-2020) e guidelines da American Diabetes Association (ADA-2021) e Association of Diabetes Care & Education Specialistis (ADCES-2022) – e comparados à publicação do Ministério da Saúde (MS) que orienta a Educação Popular em Saúde (EPS) no SUS (II Caderno de EPS). Os documentos foram analisados a partir de três eixos: objetivos, tendência pedagógica e posicionamento político.
Resultados As Diretrizes da SBD, ADA e ADCES, têm como foco o autocuidado. A essência destes documentos envolve o desenvolvimento de habilidades e o desfecho clínico. Os valores de respeito à autonomia e participação das pessoas com Diabetes na elaboração de seu plano terapêutico desenvolvem-se a partir de um viés liberal de responsabilidade do indivíduo por sua própria saúde. A abordagem Tecnicista objetiva mudanças comportamentais e caracteriza-se por behaviorismo, burocratização e modelação de indivíduos. O Caderno do MS, por outro lado, orienta pela Educação Crítica, respeita o saber popular, compreende saúde como parte do exercício da cidadania, defende a democracia e objetiva mudanças sociais.
Conclusões/Considerações O combate a uma pandemia relacionada ao modo de vida exige o enfrentamento das iniquidades sociais. Apesar do MS orientar a EPS a partir da Educação Crítica, as diretrizes da SBD seguem o posicionamento liberal dos documentos estadunidenses. A discordância na escolha da abordagem pedagógica reflete a diferença entre a medicina orientada pelos valores do SUS e aquela exercida na atenção especializada (influenciada por fontes internacionais).
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