Sessão Assíncrona


SA3.15 - DESAFIOS NO CUIDADO À OBESIDADE (TODOS OS DIAS)

42099 - ESTRATÉGIA DE ANÁLISE SOBRE INTEGRALIDADE DO CUIDADO DE CRIANÇAS COM OBESIDADE
MARIA IRENE DE CASTRO BARBOSA - UNB, LAURA SOLLÉRO DE PAULA - UNB, ELISABETTA RECINE - UNB


Apresentação/Introdução
O aumento da prevalência da obesidade infantil no Brasil, e seu caráter multicausal apontam para a centralidade de uma abordagem integral nas práticas em saúde de maneira a ampliar a efetividade do cuidado. Assim, é preciso caracteriza-la e compreendê-la para identificar os desafios para sua prática.

Objetivos
Estruturar instrumento de produção e análise da integralidade para compreender o cuidado de crianças com obesidade.

Metodologia
Etapa metodológica de abordagem descritivo-exploratória, que integra o projeto “A integralidade no cuidado em obesidade infantil”, aprovado no CEP FS/UnB. Inicialmente,realizamos levantamento bibliográfico sobre os sentidos da integralidade no cuidado em saúde, por meio do estudo de normativas do SUS,e produções científicas sobre a temática. Com base nos achados,foi elaborado instrumento com questões norteadoras, que balizaram a nossa produção e análise de dados.Este foi estruturado em quatro eixos (necessidades, finalidades, articulações e interações) a partir das compreensões de Ayres (2004), e de Mattos (2004,2009) e foi utilizado para identificar a prática de profissionais da APS do DF.

Resultados
O instrumento foi delineado a partir dos eixos: das necessidades, que trata de questões relativas à qualidade da escuta, do acolhimento e das respostas às demandas do território de atuação; das finalidades que se remete ao olhar para o desenvolvimento de ações integradas de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças; das articulações direcionando a atenção sobre o cuidado nas perspectivas interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial; e o das interações, que propõe uma qualificação dos encontros intersubjetivos na perspectiva dialógica. Assim, foi possível estabelecer uma referência para a produção de dados e análise da integralidade no cuidado de crianças com obesidade.

Conclusões/Considerações
O delineamento do instrumento não buscou estruturar uma definição precisa de integralidade, pela possibilidade de silenciar seu caráter polissêmico, e sua “natureza” dinâmica. Entretanto, do ponto de vista metodológico foi preciso adotar e optar por alguns referenciais considerando os objetivos propostos pela produção e análise de dados da pesquisa. Portanto, o instrumento possibilita adaptações ao contexto onde será aplicado .