Sessão Assíncrona


SA3.15 - DESAFIOS NO CUIDADO À OBESIDADE (TODOS OS DIAS)

42092 - OBESIDADE INFANTO-JUVENIL EM NITERÓI/RJ: UM ESTUDO DE REGIÕES DE SAÚDE PARA IMPLANTAÇÃO DE LINHA DE CUIDADO
SAVILLE MARIA COUTINHO BORGES DE ALMEIDA - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), LUCAS NASCIMENTO FERREIRA LOPES - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), LAÍS LEONARDO FIEBIG - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), GITONAM LUCAS TAVARES HONORATO - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), CIANE DOS SANTOS RODRIGUES - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), LUIS CARLOS TORRES GUILLEN - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), JOSY MARIA DE PINHO SILVA - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), BEATRIZ FIKOTA DE SÁ PAIXÃO - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE - NITERÓI/RJ (SDSS-NITERÓI/RJ), MARQUES, HUGO BRAZ - INSTITUTO DESIDERATA, OLIVEIRA, ANA CAROLINA ROCHA - INSTITUTO DESIDERATA


Apresentação/Introdução
A obesidade é considerada questão de saúde pública pelos impactos que pode causar nos indivíduos e na sociedade, sendo determinada por fatores socioeconômicos, ambientais e comportamentais. Com a cooperação técnica do Instituto Desiderata, a equipe da Sala de Situação de Saúde de Niterói subsidiou a escolha de regionais prioritárias para intervenção em obesidade infantojuvenil no município.

Objetivos
Definir regiões de saúde do município de Niterói com melhor viabilidade para implementação de um plano piloto de linha de cuidado para prevenção e manejo da obesidade infantojuvenill, com base em diagnóstico territorial.

Metodologia
Os fatores foram analisados em matriz para construção do indicador-síntese. Foram consideradas três dimensões: morbidades (prevalência de excesso de peso e internações por obesidade/causas presumíveis), fatores expositivos (vulnerabilidade social e densidade de estabelecimentos que comercializam alimentos ultraprocessados) e fatores protetivos (dispositivos da saúde/educação, ambientes alimentares saudáveis e promotores de atividade física). Utilizaram-se os Sistemas de Vigilância Alimentar e Nutricional e de Internação Hospitalar. Mediante análise da distribuição espacial, o indicador síntese definiu o grau de viabilidade de implementação nas regiões de saúde (regular, boa e ótima).

Resultados
As seis regiões de saúde apresentaram boa viabilidade de intervenção, das quais três (Pendotiba, Praias da Baía II e Norte II) tiveram classificação ótima, considerando a avaliação de morbidades, dos fatores protetivos e expositivos. Do total de crianças e adolescentes (0-19 anos) residentes em Niterói, 29% estavam com excesso de peso. Pendotiba apresentou maior pontuação em morbidades, com maior taxa de prevalência de excesso de peso. Praias da Baia II se destacou nos fatores expositivos, com maior número de fast food, pizzaria, lanchonete, sorveteria e supermercados. Norte II destacou-se como a segunda maior pontuação no eixo de morbidades, e maior Índice de Vulnerabilidade Social.

Conclusões/Considerações
A implementação de uma linha de cuidado para prevenção e manejo da obesidade infantojuvenil no município de Niterói é altamente viável, em especial nas regiões de Pendotiba, Praias da Baía II e Norte II. Tal processo constitui uma importante estratégia com vistas à promoção da equidade, integralidade, qualificação do cuidado e consolidação da Rede de Atenção à Saúde na cidade, no que tange ao público infantojuvenil.