SA3.15 - DESAFIOS NO CUIDADO À OBESIDADE (TODOS OS DIAS)
|
39421 - ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE POR PARTE DAS PESSOAS OBESAS: POSSIBILIDADES DO CUIDADO PSICOLÓGICO AOS USUÁRIOS DE UM PROGRAMA DE OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA ERIKA REGINA BARBOSA GUIMARÃES - UFRJ, DAGHILLA MACEDO DE SIQUEIRA - UFRJ, MONICA VANDERLEI VIANNA - PUC-RIO
Período de Realização A experiência ocorreu entre julho/2020 a maio/2022.
Objeto da experiência Estruturação do Núcleo de Psicologia no Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (PROCIBA) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ.
Objetivos Compor equipe multiprofissional e interdisciplinar com atividades assistenciais aos usuários que fazem parte do PROCIBA, objetivando viabilizar a continuidade do cuidado psicológico, apesar do contexto da COVID-19, através de diferentes modalidades e considerando aspectos biopsicossociais.
Metodologia Foi realizada assistência (avaliações, acompanhamentos, acolhimento) aos usuários por meio das modalidades individual e grupal, presencial e online. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas para pré e pós operatório individual, e para usuários sem indicação cirúrgica; protocolos para grupos pré e pós operatório; e a escuta para o acolhimento. Para o relato foram considerados usuários pré e pós operatório, além daqueles sem indicação cirúrgica que também fazem parte do programa.
Resultados Na abordagem pré-operatória e de pacientes sem indicação cirúrgica, 90 usuários foram assistidos na modalidade individual online e 2 presencialmente. Outros 3 tiveram acompanhamento interrompido por faltas. Ainda na pré-operatória, 47 usuários foram atendidos em grupo fechado online. Já na pós-operatória, 71 usuários foram atendidos na modalidade online individual; e 10 presencialmente em grupo aberto. Não foi possível contabilizar os acolhimentos que ocorrem presencialmente.
Análise Crítica Obesos foram considerados grupo de risco para COVID-19, interferindo no tratamento de saúde visto medidas restritivas necessárias. Mas vale ressaltar que o cuidado psicológico também se faz necessário, além de ser direito da população. E ainda, é indispensável considerar a antiga dificuldade de acesso aos serviços de saúde enfrentados pela população obesa devido à sua mobilidade reduzida, bem como aos custos financeiros quando há ausência do transporte público ou dificuldades diversas do mesmo.
Conclusões e/ou Recomendações A pandemia direcionou o Núcleo de Psicologia no PROCIBA-HUCFF/UFRJ a pensar em facilitadores para continuidade da assistência. O formato híbrido se mostrou um facilitador; sendo confirmado pela boa adesão e feedback dos usuários. É sabido que outros fatores interferem na adesão mesmo na modalidade híbrida. Contudo, tal modalidade se revelou importante aliada na ampliação das possibilidades para viabilizar o cuidado psicológico dos usuários obesos
|