Sessão Assíncrona


SA3.14 - DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

44561 - USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ATIVIDADE EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA POTÊNCIA DO CUIDADO
CAMILA DOS SANTOS ALVES - UNEB, GABRIELA ROMÃO DE ALMEIDA CARVALHO SANTOS - UNEB, MARIANA SANTOS AMARAL - UNEB, LORENA SILVA BARBOSA DE JESUS - UNEB, BRUNA EDUARDA GOMES DOS SANTOS - UNEB, IGOR BRASIL DE ARAÚJO - UNEB, SILVANA LIMA GUIMARÃES FRANÇA - UNEB, MARCIO COSTA DE SOUZA - UNEB, GISELE MARIA DE BRITO LIMA - UNEB, MANUELA MACIEL SOUZA CODEÇO - UNEB


Período de Realização
A atividade foi elaborada e realizada no período de 21 a 27 de abril de 2022.

Objeto da experiência
Educação em saúde sobre Hipertensão Arterial Sistêmica na Estratégia Saúde da Família.

Objetivos
Descrever a vivência de residentes em SF e estudantes de graduação em saúde sobre a realização de atividade educativa com os usuários de uma Unidade de Saúde da Família (USF) com Hipertensão Arterial em Salvador-BA.

Metodologia
trata-se de um relato da experiência de residentes do programa multiprofissional em Saúde da Família e estudantes de graduação de cursos de saúde sobre uma atividade educativa sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) realizada no contexto de sala de espera em duas USF’s de Salvador-BA. Participaram da atividade usuários que aguardavam por consultas nas USF. Foram utilizados para atividade cartões contendo perguntas sobre a HAS e uma artéria construída com papel cartão.

Resultados
As perguntas dos cartões versavam sobre o conhecimento prévio dos usuários sobre a HAS. Estas perguntas foram escolhidas aleatoriamente pelos usuários e respondidas pelos mesmos. Também foi utilizado uma dinâmica para demonstrar intuitivamente os processos de aterosclerose e arteriosclerose. Conforme respondiam, os facilitadores faziam contribuições e novos questionamentos, no sentido de construção de conhecimento sobre o tema e busca de estratégias de transformação de vida dos usuários.

Análise Crítica
Os usuários foram questionados sobre quais mudanças eles iriam implementar em suas vidas. Com as respostas, aferiu-se que a atividade realizada foi exitosa, gerando interação dos usuários sobre o tema, e perspectiva de mudanças de hábitos de vida possíveis de impactar o processo saúde-doença em ambas as USF. O dinamismo se mostra uma ferramenta potente para estimular a participação coletiva nas ações educativas, contribuindo para troca de conhecimento e satisfação dos usuários.

Conclusões e/ou Recomendações
Produzir cuidado através de atividades educativas coletivas, além de agregar conhecimento, fortalece vínculos com a comunidade e coloca os usuários e trabalhadores a refletirem sobre seu autocuidado e pensar em transformações resolutivas para superar problemas de saúde. Exercitar a escuta com propósito de reflexão, crítica e problematização aumenta a potência de sentir, agir e existir, criando novas formas de cuidado.