Sessão Assíncrona


SA3.14 - DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42758 - CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 COM O FATOR DE RISCO TABAGISMO: EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO PARANÁ
REJANE CRISTINA TEIXEIRA TABUTI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, THAIS TRYBUS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, AURENI DE SOUZA DESPLANCHES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, EDILAINE APARECIDA DE FREITAS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, ÈLIDE SBARDELLOTTO MARIANO DA COSTA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, MARCOS DEMARIO PEDROSO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, ELAINE CRISTINA VIEIRA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, MARIA GORETTI DAVID LOPES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ


Período de Realização
De 01 de abril de 2020 à 13 de abril de 2022.

Objeto da experiência
Casos de Covid-19 em pessoas tabagistas no Estado do Paraná.

Objetivos
Relatar a experiência de análise do perfil dos casos notificados e confirmados de Covid-19 com o fator de risco tabagismo, no Estado do Paraná.

Metodologia
Foram analisadas as informações referentes aos casos notificados e confirmados para Covid-19 no Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada no banco de dados oriundos do sistema de notificação “NOTIFICA COVID-19”, no período de 01 de março de 2020 a 13 de abril de 2022. A análise e tabulação dos dados foram realizadas no Microsoft Office Excel®. Foram analisados os dados das variáveis: sexo, presença do fator de risco tabagismo e evolução da doença.

Resultados
No período avaliado foram confirmados 2.419.398 casos de Covid-19, sendo que em 47.603 (1,96%) o fator “tabagismo” estava presente. O pico de notificações se deu em de janeiro de 2022, sendo notificados 8.185 casos em pessoas tabagistas, desse total 58,17% ocorreram no sexo masculino. Dentre o total de casos confirmados, 42.787 (1,76%) evoluíram para óbito. Em pessoas tabagistas, foram contabilizados 1.383 óbitos, com uma taxa de letalidade de 2,9%, sendo a maioria (70,28%) no sexo masculino.

Análise Crítica
O Paraná destaca-se como o único estado a incluir o fator de risco tabagismo na ficha de notificação da Covid-19. Apesar da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 demonstrar uma prevalência de 14,6% de tabagistas no estado, observa-se que apenas 1,96% dos casos confirmados de Covid-19 eram tabagistas. No entanto, tal fato pode estar relacionado à baixa adesão no preenchimento deste campo na ficha de notificação.

Conclusões e/ou Recomendações
Pessoas tabagistas apresentaram maior letalidade pela doença. Diante da magnitude deste agravo, ressalta-se a importância da notificação da infecção, bem como da investigação acerca dos fatores de risco para complicações, como Doenças Crônicas não Transmissíveis e tabagismo.