Sessão Assíncrona


SA3.14 - DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38373 - GERENCIAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA E SUA INTERFACE COM ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE.
DANIELLA ALBINO DA SILVA CARVALHO - SECRETARIA DE SAÚDE, TAINARA SAMPAIO FONSECA - SECRETARIA DE SAÚDE


Período de Realização
A mostra da experiência foi feita entre os meses de Setembro de 2021 e Fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Analise dos dados planilha de comunicação entre os serviços de saúde de média e baixa complexidade.

Objetivos
Relatar a experiência vivenciada de comunicação entre os serviços de saúde; Articular estratégia de busca ativa dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) descompensadas; Monitorar a efetividade dos atendimentos dos pacientes com HAS e DM na Atenção Primária.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência descritivo, tendo como característica a coleta de dados de pacientes com HAS e DM descompensadas atendidos na urgência e emergência, criando um vinculo com atenção primária a saúde através de uma planilha descritiva, possibilitando a busca ativa dos casos. Para elaboração do projeto foi realizado reunião com a gerência de Atenção a Saúde e Rede de Média e Alta Complexidade, para definir o instrumento de comunicação e o fluxo de mapeamento destes pacientes.

Resultados
Foram avaliados os dados dos atendimentos da UPA em dois trimestres, sendo o primeiro de 474 pacientes, desses 268 HAS, 100 DM e de associação das patologias 106. No segundo trimestre foram atendidos 213 pacientes, 101 HAS, 47 DM e ambas 65. Constatou-se também que há maior procura de atendimento de urgência para pacientes em descompensação de níveis pressóricos, fornecendo subsidio para ações estratégicas na atenção básica voltadas para essa patologia.

Análise Crítica
Com analise dos dados das planilhas foi percebido que a comunicação é um processo social primário e torna-se imprescindível quando trata-se de Serviços de saúde, quando o mesmo esta estabelecido proporciona a integração das redes e possibilidade de planejamento assertivo e reorganização, com objetivo de reduzir as dificuldades dos acessos dos usuários ao Sistema Único de Saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A presente experiência demonstrou ser exitosa e efetiva visto redução do número de atendimentos de urgência e emergência para HAS e DM, também foi possível avaliar os indicadores em saúde para a patologia possibilitando uma ferramenta de gestão com assertividade, e implantação de práticas de articulação e monitoramento. O instrumento criado fomenta a busca ativa que por sua vez aumenta o vinculo do paciente com o serviço de saúde.