Sessão Assíncrona


SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)

44803 - DISCURSOS DE FAMILIARES CUIDADORAS DE CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME
THAYSSA CARVALHO SOUZA - UEFS, SHEILA SANTA BARBARA CERQUEIRA - UEFS, ROSA CÂNDIDA CORDEIRO - UEFS


Apresentação/Introdução
A DF doença falciforme (DF) é uma morbidade genética, crônica, que provoca grande impacto no cotidiano das famílias, pois desde o diagnóstico até a rotina de cuidados, faz-se necessário o aprendizado de estratégias para a manutenção da vida através de práticas de cuidados direcionados, bem como adaptações e modificações essenciais para o conforto e qualidade de vida da criança e família.

Objetivos
Apreender os discursos de familiares cuidadores de crianças com doença falciforme.

Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo e exploratório, realizado com quatro famílias de crianças com DF assistidas nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia. A coleta de dados ocorreu através de questionário sociodemográfico, seguido de entrevista individual com os familiares. As entrevistas foram registradas em áudio e, em seguida, transcritas na íntegra. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo obedeceu às recomendações, sendo encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob o parecer nº 423.346.

Resultados
Foi possível apreender que as cuidadoras desconheciam a DF até seus filhos serem diagnosticados através do teste do pezinho. O nascimento de uma criança com DF modifica a rotina familiar. As genitoras passaram a dedicar-se integralmente aos filhos e abandonaram seu autocuidado. A relação afetiva com o parceiro fica comprometida pela sobrecarga de cuidados domésticos com a criança e com idas aos serviços de saúde . Identificou-se conhecimento superficial das cuidadoras sobre os sinais, sintomas e aspectos fisiopatológicos da DF. As cuidadoras referem viver vigilantes e com medo da morte e sofrimento das crianças.

Conclusões/Considerações
Torna-se importante apreender as vivências da família no cuidado à criança com DF, para que se possa pensar em estratégias voltadas para as necessidades enfrentadas por esse público na busca da terapêutica adequada para estas crianças, bem como nos impactos e adequações necessárias para melhoria da qualidade de vida daqueles familiares que se debruçam sobre os cuidados das crianças com DF.