SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)
|
43051 - IMPLEMENTAÇÃO DA INICIATIVA UNIDADE AMIGA DA PRIMEIRA INFÂNCIA (UAPI) EM UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO RIO DE JANEIRO ALINE RODRIGUES DE AGUIAR - SMS RJ, FERNANDA CRISTINA CRUZ - SMS RJ, LARISSA CRISTINA TERREZO MACHADO - SMS RJ, MARIZA ALVES MAGALHÃES - SMS RJ, ANA PAULA DALTRO LEAL DE PAIVA - SMS RJ, ELDA LIMA TAVARES - SMS RJ, DANIELLE VIEIRA BRANDÃO - SMS RJ, RENATO CONY SERODIO - SMS RJ, LÍVIA ESTEVES REIS - SMS RJ, ALINE GONÇALVES PEREIRA - SMS RJ
Período de Realização A adesão do município se deu em julho de 2021, com duração prevista para 18 meses.
Objeto da experiência Ações de cuidado à primeira infância nas UAPS do município do Rio de Janeiro
Objetivos Prestar assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria do cuidado às crianças do município do Rio de Janeiro na primeira infância, no âmbito da atenção primária à saúde, através da avaliação de indicadores.
Metodologia Primeira etapa, julho de 2021 a abril de 2022: adesão das UAPS à iniciativa, treinamento online dos profissionais envolvidos, pactuação e definição de indicadores pela gestão municipal com a UNICEF, elaboração de linhas de base e plano de ação por UAPS. Segunda etapa, abril de 2022 a março de 2023: implementação das ações, formulação de linha de base intermediária e apresentação do plano de trabalho ajustado. Terceira etapa, março de 2023: avaliação e certificação das UAPS pela Unicef.
Resultados 233 planos de ação construídos com base em resultados sistêmicos esperados: Acesso ao pré-natal, puerpério e período neonatal; Melhoria do estado nutricional das crianças menores de 5 anos; Crianças menores de 6 anos imunizadas; Crianças até 2 anos com acompanhamento em saúde bucal; Crianças com primeira consulta até 15 dias de vida e visita domiciliar até 7 dias de vida e Crianças até 2 anos com registros de acompanhamento na Caderneta da Criança.
Análise Crítica A adesão de 98% das UAPS evidencia a relevância da iniciativa como estratégia de fortalecimento das ações para o cuidado integral à criança na primeira infância. A análise preliminar dos planos de ação pela gestão municipal evidenciou fragilidades e lacunas no cuidado à criança e oportunizou a discussão e melhoria das estratégias propostas.
Conclusões e/ou Recomendações Diante do contexto de desafios na garantia de cuidado à criança na primeira infância, a APS enquanto coordenadora do cuidado precisa apoiar-se nos atributos essenciais e derivados. Estratégias como a UAPI fortalecem e qualificam este cuidado, permitindo um olhar integral para atenção os eixos de cuidado da criança, norteando as ações desde a gestão até assistenciais.
|