SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)
|
41379 - PERFIL DOS CASOS NOVOS DE LEUCEMIAS E LINFOMAS EM CRIANÇAS A ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO REBECKA SANTOS SILVA - UFMT, MARIANA ROSA SOARES - UFMT, AMANDA CRISTINA DE SOUZA ANDRADE - UFMT, NOEMI DREYER GALVÃO - UFMT, WANDERLEI ANTONIO PIGNATI - UFMT, FRANCINE NESELLO MELANDA - UFMT, LÚBIA MAIELES GOMES MACHADO - UFMT
Apresentação/Introdução O câncer infantil é uma das principais causas de morte entre 0 e 19 anos, sendo a leucemia e o linfoma não Hodgkin os mais comuns. A leucemia é um tipo de câncer que ocorre na medula óssea e se divide em dois grupos: linfoma e mielóide. O linfoma ou doença de Hodgkin, é um câncer que se origina no sistema linfático, que são células responsáveis por proteger o corpo de infecções e doenças.
Objetivos Caracterizar o perfil dos casos de leucemias e linfomas segundo variáveis sociodemográficas dos residentes no Mato Grosso no período de 2016 a 2010.
Metodologia Estudo ecológico com base nos casos novos de leucemias e linfomas de crianças e adolescentes (0 a 19 anos) atendidos no Hospital do Câncer de Mato Grosso no período de 2016 a 2020. A coleta de dados deu-se a partir da análise do prontuário, a fim de coletar informações sociodemográficas e relacionadas a doença. Para a análise dos dados, realizou-se a análise descritiva por ano e agravo com auxílio do software Excel 2020. Este estudo faz parte do projeto intitulado “Fatores associados ao Câncer infanto-juvenil: Análise de Registro Hospitalar e Populacional de Mato Grosso”, com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados Entre os anos de estudo, foram diagnosticados 108 casos novos de Leucemias (73,2%) e Linfomas (26,8%), sendo a maioria das morfologias Leucemias linfoides agudas e os Linfomas não-Hodgkin. Em relação a faixa etária, a maior proporção encontra-se na faixa etária de 5 a 9 anos (29,6%), a razão de sexo não apresentou diferença, sendo 54 casos por sexo. Quando avaliados anualmente, observou-se um aumento ao longo do tempo, com maior número de diagnósticos no ano de 2020 (n=40, 37%), e menor, em 2016 (n=7, 6,5%). Cerca de 75% dos casos foram diagnosticados nos residentes no interior do estado de Mato Grosso.
Conclusões/Considerações Os resultados encontrados permitiram identificar um aumento de casos de Leucemias e Linfomas em crianças e adolescentes, principalmente no interior do estado. Deste modo, é de extrema importância investigar os fatores associados a fim de colaborar com a prevenção de casos novos, garantir melhor assistência e promover uma melhor vigilância do câncer, visto que esse agravo à saúde é um dos grandes responsáveis pelos óbitos nessa faixa etária.
|