Sessão Assíncrona


SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)

40784 - COMPREENDENDO OS MECANISMOS DA APS NA REDUÇÃO DA MORTALIDADE EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS: REVISÃO REALISTA
CÁTIA OLIVEIRA - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM SAÚDE (CDTS) DA FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO (RJ), BRASIL., EDUARDA FERREIRA DOS ANJOS - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-ENSP-FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO (RJ), BRASIL., VALENTINA MARTUFI - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., MARIA DEL PILAR FLORES-QUISPE - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL (RS), BRASIL., ACÁCIA MAYRA PEREIRA DE LIMA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., HELENA PAULA GUERRA DOS SANTOS - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., LEANDRO ALVES LUZ - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ CEARÁ, FIOCRUZ, EUSÉBIO, CEARÁ (CE), BRASIL., ROSANA AQUINO - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., ELZO PEREIRA PINTO JUNIOR - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL.


Apresentação/Introdução
A redução da mortalidade em menores de 5 anos é um compromisso global destacado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e reforçado através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Nesse sentido, a atenção primária à saúde (APS) é considerada uma estratégia fundamental, mas o seu efeito depende do modelo organizacional adotado e do seu desempenho na rede de atenção.

Objetivos
Considerando que a APS é complexa e multidimensional, busca-se explorar como os componentes e mecanismos da mesma, em diferentes contextos, contribuem para a redução da mortalidade em crianças menores de 5 anos.

Metodologia
Foi conduzida revisão realista, com base no modelo colaborativo de Sínteses de Evidências Realistas e Metanarrativas (RAMESES), que envolveu cinco fases interativas: 1-Desenvolvimento da questão de pesquisa e mapeamento da base teórico-conceitual do efeito da APS sobre a mortalidade em menores de cinco anos; 2-Formulação da estratégia de busca e fontes de informação; 3-Seleção e avaliação dos estudos; 4-Organização dos dados extraídos para formulação da matriz de evidências; e 5-Elaboração do Modelo Conceitual Final. A busca de artigos nas bases de dados(PubMed, Scopus e Web of Science) considerou o período de 2010-2021, sem restrição de idioma.

Resultados
Os trabalhos incluídos na revisão eram majoritariamente de países da África Subsaariana e Ásia. As principais dimensões da APS identificadas foram: atenção à saúde da criança e ao pré-natal, planejamento familiar, imunização, serviços médico-assistenciais generalizados, infraestrutura, suprimentos, recursos humanos, referência e regulação, planejamento e organização dos serviços. A partir desses componentes, elaborou-se um framework composto por um conjunto de indicadores que formavam cada componente. Os resultados apontaram que a redução da mortalidade foi mais influenciada pela integração entre os componentes da APS do que pelo bom desempenho de componentes isolados.

Conclusões/Considerações
A técnica RAMESES se mostrou adequada para capturar a complexidade dos mecanismos da APS relacionados à redução da mortalidade em crianças. Destaca-se o pioneirismo deste trabalho ao utilizar uma técnica de revisão realista para compreender como os componentes estruturantes da APS relacionados à saúde da criança contribuem para a redução da mortalidade. Esses achados reforçam a importância de um modelo de APS abrangente.