SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)
|
39193 - ESTÍMULO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO COMO PRÁTICA INDUTORA DA INTERPROFISSIONALIDADE NA APS: PESQUISA-AÇÃO NO RIO DE JANEIRO JACIANA CRISTINA ABRANCHES DA SILVA ROSSINI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO, VANESSA COSTA E SILVA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PUBLICA, JACIANA CRISTINA ABRANCHES DA SILVA ROSSINI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO, VANESSA COSTA E SILVA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PUBLICA
Apresentação/Introdução O trabalho interprofissional aumenta a qualidade e a efetividade do cuidado na atenção primária beneficiando os usuários e gerando mais satisfação também entre os trabalhadores.
Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a discutir a interprofissionalidade na Estratégia Saúde da Família, assumindo o incentivo ao aleitamento materno exclusivo como um dispositivo indutor da prática interprofissional.
Objetivos Organizar e instituir um programa de incentivo ao aleitamento materno exclusivo em uma unidade de saúde da família como contribuição à construção da prática interprofissional.
Metodologia Foi realizada uma pesquisa-ação que se propõe à resolução de problemas por diversos atores que: analisam os dados encontrados; criam soluções; implementam e avaliam o processo em seus cenários de prática. Tal cenário foi uma unidade do munícipio do Rio de Janeiro composta por 7 equipes de saúde da família, 2 equipes de saúde bucal, 1 núcleo ampliado de saúde da família e 5 residentes em saúde.
Participaram os trabalhadores e residentes das diversas categorias no período de junho de 2021 a abril de 2022. Os instrumentos de coleta foram os resumos das reuniões organizativas ou de aprendizagem e os diários de campo. O processo de aprendizagem foi orientando pela educação permanente em saúde.
Resultados Foram realizadas discussões sobre o aleitamento materno exclusivo com interação de saberes profissionais sobre o tema e que resultou na criação de um grupo de trabalho da linha da criança, sendo esse o ator principal da pesquisa.
No grupo foram analisadas as possibilidades de interações entre núcleo e campo de atuação interprofissional sobre o tema; construído um fluxograma dessas interações e organizado um cronograma de temas a serem trabalhados de forma interprofissional nas consultas e nos grupos de educação em saúde da unidade.
Além disso, foi instituído um posto de recebimento de leite humano ordenhado, que é uma das estratégias de incentivo ao aleitamento materno exclusivo.
Conclusões/Considerações O apoio do gerente local foi decisivo para o engajamento dos trabalhadores. Os resultados demostraram que esse tema, ao se basear na atuação de equipe multiprofissional, promove a reflexão e a ação interprofissional. O dispositivo do fluxograma de interações construído na perspectiva da educação permanente pode ser usado para outros temas, a fim de avançarmos nas práticas do cuidado ofertado na atenção primária à saúde.
|