SA3.13 - SAÚDE DA CRIANÇA (TODOS OS DIAS)
|
38949 - VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS PRIMEIROS MIL DIAS POR MEIO DO USO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA KEDMA TEIXEIRA MONTEDORI - UNICAMP, MARIA CECÍLIA MARCONI PINHEIRO LIMA - UNICAMP
Apresentação/Introdução O desenvolvimento da criança nos primeiros mil dias de vida é marcado por significativas modificações, sendo necessário um acompanhamento regular, a fim de detectar precocemente possíveis agravos que interfiram direta ou indiretamente na saúde desta criança. No entanto, o que atualmente observa-se é a carência de profissionais que avaliem o desenvolvimento infantil precocemente.
Objetivos O estudo visa investigar o impacto do instrumento de vigilância do desenvolvimento presente na caderneta de saúde da criança na triagem dos primeiros mil dias de vida.
Metodologia Pesquisa observacional exploratória, com delineamento longitudinal, prospectivo, com abordagem quantitativa; sendo público-alvo recém-nascido (RN) entre os meses de maio a agosto de 2019, sem distinção de gênero, com idade inferior a 2 meses de vida. Para a triagem do desenvolvimento infantil foram utilizados Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e -Denver Developmental Screening Test (Denver-II) e o Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento (IVD) presente na caderneta de saúde da criança. A amostra não probabilística por conveniência foi composta por oitenta e quatro RN.
Resultados Os valores exibidos a seguir correspondem aos resultados parciais com base nos primeiros nove sujeitos participantes do estudo. Observou-se que o tipo de parto cesárea foi o mais prevalente 67% (N=6), a idade gestacional média foi de 38,7 (±1,26), Apgar no primeiro minuto 8,67 e no quinto minuto 9,78 e 67% dos sujeitos (N=6) pertencem à raça branca com peso médio na alta equivalente a 2.835 g (± 315). Foi identificado que no primeiro e quarto mês de vida houve equivalência nos valores médios das aquisições presentes no IVD, AIMS e Denver e no oitavo mês o número de aquisições no IVD, AIMS e Denver foram respectivamente: 19,45; 32,67 e 35,78.
Conclusões/Considerações Os resultados preliminares sugerem tendência de relação entre IVD e os instrumentos AIMS e Denver-II, sendo que o número de aquisições obtidas no primeiro e quarto meses apresentaram equivalência, contudo a partir do oitavo mês de vida foi identificado que embora o número de aquisições entre AIMS e Denver mantivessem a equivalência, o IVD apresentou um número de aquisições inferior a estes instrumentos.
|