Sessão Assíncrona


SA3.12 - ATENÇÃO AO CANCER: ANALISES DE DESIGUALDADES E PRATICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

44399 - HUMANIZAÇÃO NA SALA DE ESPERA DE RADIOTERAPIA EM SOBRAL/CE : RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CANCEROLOGIA.
JANAINA SILVA DE MELO - ESP/CE, KEMYLLE MESQUITA BRITO - UFC, THAMYLLES DE SOUSA E SILVA - UNINTA, BEATRIZ ALVES VIANA - UFC, SARAH DE LIMA ARAGÃO - ESP/CE


Período de Realização
A experiência aqui relatada teve início março de 2022 e foi finalizada em maio de 2022.

Objeto da experiência
Acolhimento aos usuários que apontam como queixa os períodos de espera antes e após os atendimentos vivendo momentos de ociosidade e aumento de fadiga.

Objetivos
Pretende-se produzir saúde através de um espaço acolhedor, fomentar autonomia dos usuários do serviço, oportunizar socializações e possibilitar a produção de novos discursos. Além de fomentar vínculo e identificação de demandas de cuidado.

Metodologia
Foi modificado o espaço da sala de espera da radioterapia no hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Colocamos incialmente uma caixa contendo folders com informações sobre cuidado e saúde. Foi possível notar a curiosidade e a adesão dos pacientes e familiares que ocupavam o espaço da sala de espera. A partir desse momento foi realizado momento de escuta aos usuários, alinhando a Política Nacional de Humanização (PNH), no que se refere ao acolhimento e a ambiência, à vivência de trabalho.

Resultados
Como resultado foi notado o aumento da interação entre os ocupantes da sala, variando entre assuntos relacionados a cuidados em saúde e outros assuntos não relacionados ao processo saúde-doença. A partir das interações uma maior adesão aos atendimentos da equipe multiprofissional de residência em Cancerologia . Buscando assim, conduzir as ações através das necessidades apresentadas pelos pacientes e observadas no campo de atuação.

Análise Crítica
A leitura de palavras e imagens consegue produzir diálogo com diversas linguagens, possibilitando contato com realidades diferentes da hospitalar, estimulando momentos de expressão que podem auxiliar na condição de tratamento e fortalecer vínculo com a equipe de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Foi possível observar que muito se tem falado da importância da humanização nos serviços de tratamento oncológico e da melhora na qualidade de vida destes usuários. Observou-se, no entanto, poucos recursos são disponíveis como ferramenta importante nesse processo. A Residência multiprofissional se configura com recursos potentes no fomento de humanização.