SA3.12 - ATENÇÃO AO CANCER: ANALISES DE DESIGUALDADES E PRATICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
43491 - RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR DE PALMAS-TO: EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIRAS RESIDENTES NA CONSTRUÇÃO DA ANÁLISE SOBRE COLETA DE CITOLOGIA SARA GONZALEZ - FESP PALMAS, LARA DE OLIVEIRA LAMIN - FESP PALMAS, ANDREZA DOMINGOS DA SILVA - FESP PALMAS, NADJA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO DE SOUSA - FESP PALMAS
Período de Realização Segunda quinzena do mês de abril de 2022.
Objeto da experiência Vivência de enfermeiras residentes na elaboração da análise dos dados de citologia do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).
Objetivos Apresentar a experiência de enfermeiras residentes na análise dos dados de citologia para a elaboração e construção do RDQA da Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do município de Palmas-TO.
Metodologia O número de coleta de citologias é um dos principais indicadores que compõem o RDQA. As residentes auxiliaram na elaboração do relatório, que visa esclarecer e exibir os atendimentos realizados de coleta de citologia de forma detalhada, com a extração dos dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), e elaboração de gráficos, mês a mês, analisaram esses dados com base no que é constatado no município.
Resultados Realizou-se análise comparativa entre os primeiros quadrimestres de 2021 e 2022. No primeiro quadrimestre de 2021, foram realizadas 2425 coletas de citologia; e no ano de 2022, no mesmo período, foram coletadas 4660 citologias. Do ano de 2021 para 2022, houve aumento de 92%. Acredita-se que, principalmente, pela redução de casos de covid-19, flexibilização das medidas de isolamento e distanciamento social pela pandemia com o advento da vacina contra a covid-19.
Análise Crítica A construção do RDQA baseou-se no aumento das coletas nos anos de 2022 em relação a 2021, e a possibilidade considerada foi a diminuição de casos e óbitos por covid-19, e do retorno das mulheres às unidades para realizar exames de prevenção, após longo período distantes dos atendimentos, além de ações de educação em saúde. A análise subsidiou a organização de visitas técnicas nas Unidades de Saúde da Família (USF) para discutir fragilidades e potencialidades.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a elaboração do RDQA é de extrema importância, pois contém dados referentes aos recursos aplicados, bem como as ações e produções realizadas nos serviços da rede municipal de saúde. A experiência das residentes contribuiu para o processo de formação e compreensão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de refletir e fortalecer ações e estratégias que visam aprimorar a assistência à saúde.
|