SA3.12 - ATENÇÃO AO CANCER: ANALISES DE DESIGUALDADES E PRATICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
41139 - DENSIDADE MAMOGRÁFICA: UM ESTUDO DESCRITIVO COM MULHERES RESIDENTES EM DUAS CIDADES DA BAHIA VERENA PESSÔA OLIVEIRA DE ARAÚJO - UFBA, LIGIA GABRIELLI - UFBA, SHEILA ALVIM MATOS - UFBA, MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA - UFBA, ISABEL DOS SANTOS - UFBA, CECÍLIA GNOATO - UFBA, LORENA ALMEIDA - UFBA, ESTELA AQUINO - UFBA
Apresentação/Introdução Introdução: No Brasil, o câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública. A densidade mamográfica destaca-se dentre os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de mama por ser um determinante de sensibilidade no rastreamento.
Objetivos Objetivo: Descrever fatores associados à densidade mamográfica em mulheres.
Metodologia Metodologia: Estudo transversal realizado com dados do estudo suplementar Saúde das Mulheres e Prevenção do Câncer de Mama na Bahia, no âmbito do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). A população do estudo foi constituída por 554 mulheres entre 50 e 69 anos funcionárias públicas ativas e aposentadas, e por usuárias do SUS que fizeram mamografia em 2014. Realizou-se estatística descritiva com estimação de médias medianas e proporções.
Resultados Resultados: Em relação a densidade mamográfica segundo fatores sociodemográficos, houve diferenças estatisticamente significantes (p< 0,000) entre densidade mamográfica (DM) e idade; escolaridade; local de residência e local do exame. Também foi significante a associação com índice de massa corporal (p<0,000). Quanto à DM e fatores reprodutivos, as associações significantes ocorreram com a variável número de filhos e para o estilo de vida foi significante a associação com o consumo de bebidas alcóolicas.
Conclusões/Considerações Conclusão: A avaliação da densidade mamográfica à luz dos fatores supracitados é essencial na avaliação mamográfica, pois permite a aquisição de informações acerca do risco para câncer de mama.
|