Sessão Assíncrona


SA3.12 - ATENÇÃO AO CANCER: ANALISES DE DESIGUALDADES E PRATICAS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

39082 - PERCEPÇÃO DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA SOBRE A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NO CUIDADO INTEGRAL
REBECA LEITE CARDOSO - UFJF, PATRÍCIA APARECIDA BAUMGRATZ DE PAULA - UFJF, CAMILA TEIXEIRA VAZ - UFSJ


Apresentação/Introdução
No Brasil, o câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres, tornando-se um problema de saúde pública. Assim, a abordagem terapêutica integral é fundamental para diminuir os agravantes primários e secundários à doença, devendo ser realizadas por uma equipe multiprofissional. O fisioterapeuta é essencial na equipe, pois melhora a funcionalidade e a qualidade de vida dessas mulheres.

Objetivos
Conhecer a percepção das mulheres diagnosticadas com câncer de mama sobre a importância da atuação fisioterapêutica e do cuidado integral durante o tratamento oncológico.

Metodologia
Estudo transversal, de abordagem qualitativa, realizado por meio da técnica de grupo focal, em uma amostra de conveniência. A coleta foi realizada no Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE) em Governador Valadares-MG, com 15 mulheres diagnosticadas com câncer de mama. As questões norteadoras do grupo focal foram as seguintes: i) O que você entende por cuidado integral em saúde?; e ii) Qual a sua percepção sobre o papel do fisioterapeuta no tratamento do câncer? Os depoimentos colhidos foram gravados e transcritos para posterior análise. Os conteúdos foram examinados sob a luz da análise de conteúdo de Bardin. Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da UFJF número 2.796.579.

Resultados
A análise identificou duas categorias: Cuidado integral e Visão do papel do fisioterapeuta. No cuidado integral o autocuidado apoiado, o enfrentamento da doença e a ênfase no trabalho interprofissional foram destacados. Na visão do papel do fisioterapeuta, os depoimentos elucidaram algumas contraposições. Por um lado, a permanência da visão do papel do fisioterapeuta enquanto reabilitador e individual. Por outro lado, os depoimentos identificaram a importância desse profissional no cuidado coletivo e individual em todos os níveis de atenção, com destaque na prevenção dos agravos/complicações decorrentes do tratamento oncológico, independente do estadiamento do tumor e tempo do diagnóstico.

Conclusões/Considerações
Os achados revelam a importância do cuidado integral, realizado por uma equipe multiprofissional, com a presença indispensável do fisioterapeuta, em todos pontos de atenção. Esse profissional vai ajudar a equipe no cuidado apoiado, no enfrentamento da doença pelas mulheres desde o diagnóstico e na melhora da funcionalidade e qualidade de vida. Garantir a presença do fisioterapeuta nessas equipes é papel fundamental dos gestores de saúde.