Sessão Assíncrona


SA3.11 - RASTREAMENTO E MONITORAMENTO DA ATENÇÃO AO CANCER (TODOS OS DIAS)

41874 - MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA EM MINAS GERAIS: EFEITO DA IDADE, PERÍODO E COORTE
RODRIGO CHAVEZ PENHA - UFJF, MÁRIO CÍRIO NOGUEIRA - UFJF, MARIA TERESA BUSTAMANTE TEIXEIRA - UFJF


Apresentação/Introdução
O Brasil demonstra a aumento na incidência do câncer de mama , o que alerta para a necessidade de ampliação do monitoramento e acompanhamento, de modo a analisar o efeito no tempo das variações causadas por exposições e políticas. Assim, o uso de técnicas capazes de captar de maneira abrangente tais variações da mortalidade por esta causa parece adequado e necessário.

Objetivos
Investigação da tendência de mortalidade em mulheres por câncer de mama em Minas Gerais, entre os anos de 1980 e 2019, pelo método idade-período-coorte.

Metodologia
Este é um estudo ecológico de série temporal. A população e óbitos foram obtidos da base do DATASUS para os anos entre 1980 e 2019, apenas para a população feminina, em faixas de 5 anos, a partir dos 30 anos. Foram usados os dados de óbitos em mulheres por câncer de mama, por local de residência, por meio do código 174 da CID-9 e do código C50 da CID-10. Os óbitos foram corrigidos a partir dos registrados com causas mal definidas. A análise dos dados pelo modelo Idade-Período-Coorte foi conforme proposto por Holford (1983). O processamento dos dados usou o programa R (versão 4.2.0) e seu pacote Epi, versão 2.44.

Resultados
A mortalidade para o Estado de Minas Gerais por câncer de mama, para todo o período, ficou em 413,40 por 100.000 habitantes, correspondendo a aproximadamente 2% da mortalidade proporcional para mulheres. Foi observado o efeito da idade, com destaque para a tendência de aumento mais veloz em faixas etárias entre 30 e 39 anos. O efeito de período indicou o aumento nas taxas de mortalidade com destaque para as faixas acima de 60 anos e nas faixas entre 30 e 44 anos, com maior ênfase a partir dos anos 2000. O efeito de coorte foi observado como um aumento mais destacado nas coortes nascidas entre 1980 e 1989, com também um aumento, de menor intensidade, nas faixas acima de 70 anos.

Conclusões/Considerações
Os dados indicaram o aumento da mortalidade por câncer de mama em faixas etárias mais jovens, em coortes mais recentes, com destaque para o efeito de período que era esperado indicar redução da mortalidade. Minas Gerais apresenta dados de piora da mortalidade por câncer de mama que indicam a necessidade de mais pesquisa para o desenvolvimento de políticas e estratégias mais adequadas para o cuidado de mulheres com câncer de mama.