Sessão Assíncrona


SA3.11 - RASTREAMENTO E MONITORAMENTO DA ATENÇÃO AO CANCER (TODOS OS DIAS)

40296 - TENDÊNCIA DE MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA EM CAXIAS DO SUL/RS DE 1996 A 2019.
MAITON BERNARDELLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - FSG, LIENGRED BARBOSA CARDOSO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA - FSG, DINO ROBERTO SOARES DE LORENZI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS CAXIAS DO SUL, SILVANA BRONDANI VARGAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS CAXIAS DO SUL


Apresentação/Introdução
Caracterizado como problema de saúde pública nas sociedades urbanizadas, o câncer de mama é um dos mais frequentes na população feminina brasileira, atingindo, especialmente mulheres acima dos 50 anos de idade. Desde os anos 70, estudos de base hospitalar e populacional têm se debruçado na investigação dos fatores de risco e estratégias de prevenção associados ao câncer de mama.

Objetivos
Investigar a tendência da mortalidade por câncer de mama em mulheres residentes no município de Caxias do Sul/RS, entre os anos 1996 a 2019.

Metodologia
Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e temporal. Os dados de óbito foram extraídos do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde para o município e os dados populacionais foram capturados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram considerados todos os óbitos por câncer de mama em residentes no município no período investigado. Foram calculados coeficientes brutos e padronizados de mortalidade. Para a análise de tendência, foi utilizada a regressão linear generalizada de Prais-Winsten. Para as análises foram utilizados o SPSS 20.0 e Stata 12.

Resultados
Foram identificados 878 óbitos por câncer de mama em Caxias do Sul no período de estudo. Ainda que os coeficientes de mortalidade foram mais elevados em mulheres acima dos 50 anos de idade, estes apresentaram tendência de estabilidade para todas as faixas etárias avaliadas no período investigado. Ao se avaliar a totalidade das faixas etárias, o coeficiente de mortalidade por câncer de mama entre mulheres residentes no munícipio estudado apresentaram uma tendência significativas de aumento entre 1996 e 2019 (0,027; p=0,004).

Conclusões/Considerações
A mortalidade por câncer de mama segue afetando mulheres, em particular acima de 50 anos de idade, a despeito dos esforços empreendidos nas estratégias de prevenção e diagnóstico precoce no município de Caxias do Sul.