Sessão Assíncrona


SA3.10 - DOENÇAS DE TRANSMISSÃO VETORIAL: DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA (TODOS OS DIAS)

43878 - CACTO: PROGRAMA DE CUIDADO UNITÁRIO ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA
PAULO ROBERTO LIMA FALCÃO DO VALE - UFRB, JÉSSICA SANTOS PASSOS COSTA - UEFS, MARIA RIBEIRO LACERDA - UFPR, ROSELY CABRAL DE CARVALHO - UEFS, EVANILDA SOUZA DE SANTANA CARVALHO - UEFS


Apresentação/Introdução
A maioria da mães de crianças com SCZ constituem um grupo de pessoas subvalorizadas por um sistema social opressor. Em acréscimo, não há evidências de cuidados para as mães, portanto concebe-se Programa de Cuidado Unitário como um conjunto de cuidados específicos para promover o bem-estar, reduzir vulnerabilidades, potencializar a existência humana e restaurar as pessoas (healing).

Objetivos
Descrever o desenvolvimento de um programa de cuidado unitário às mães de crianças com síndrome congênita do vírus zika.

Metodologia
Estudo metodológico, fundamentado na Ciência do Cuidado Unitário (CCU), desenvolvido em duas fases: criação, realizada em seis momentos: teórico, compreensivo, criativo, modalidades de cuidado, atribuição dos Caritas-Veritas, diagramação; e validação de conteúdo que ocorreu entre outubro de 2021 e março de 2022, mediante participação de 36 juízes organizados em experts na temática membros da Rede Brasileira da Ciência do Cuidado Unitário, cuidadoras profissionais e mães vinculadas ao Instituto Pais de Anjos da Bahia e Abraço a microcefalia, associações sediadas em Salvador, Bahia, Brasil. O Índice de Validação de Conteúdo (IVC) foi utilizado para análise dos dados.

Resultados
O programa foi nomeado CACTO em alusão as características da planta que se assemelham aos comportamentos das mães. Tem o objetivo de incentivar o cuidado interdisciplinar às mães; oferecer modalidades de cuidados para a prática dos cuidadores profissionais e mães; e estimular o autocuidado dos cuidadores. O CACTO está organizado em primeira parte apresentando as necessidades de saúde das mães e o constructo teórico da CCU; e a segunda parte contendo o “momento do cuidado” e as modalidades de cuidado: Cuidando da minha mente; Posição ereta e correta; Cuidando do meu sono; Família que chega junto; Espelho espelho meu; Mãe que cuida de mãe; Enfrentando preconceitos. Foi alcançado IVC ≥ 0,88.

Conclusões/Considerações
O CACTO é uma inovação tecnológica em saúde, com potencial de tecnologia social que pode proporcionar melhor qualidade de vida à criança, família e cuidadores. Espera-se impactos como a valorização da vida, autocuidado, construção de relações pessoais saudáveis, emancipação das mães e resgate do seu projeto de vida. Salvo contextos singulares, o CACTO pode ser ampliado para o cuidado de outras mães.