SA3.10 - DOENÇAS DE TRANSMISSÃO VETORIAL: DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA (TODOS OS DIAS)
|
42360 - PERFIS DE TRANSMISSÃO DA DENGUE E SUA RELAÇÃO COM TAMANHO CRÍTICO DE COMUNIDADE (TCC) NO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2019 IASMIM FERREIRA DE ALMEIDA - ENSP/FIOCRUZ, RAQUEL MARTINS LANA - BSC, CLÁUDIA TORRES CODEÇO - PROCC/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução O Brasil possui diferentes dinâmicas de transmissão da dengue devido à sua heterogeneidade demográfica e ambiental. Tamanho crítico de comunidade (TCC) tem importante papel na sustentação da doença nos territórios.
Objetivos Analisar os perfis de transmissão da dengue nos municípios brasileiros e sua relação com o TCC para a sustentação da dengue nesses perfis.
Metodologia Foram utilizados dados de séries temporais de casos de dengue de 1823 municípios em 6 estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Treze descritores epidemiológicos da magnitude e duração dos ciclos epidêmicos de dengue foram construídos a partir das séries temporais. Para classificar os municípios de acordo com seu perfil de transmissão da dengue, foi utilizado Método de Agrupamento pelo algoritmo Partitioning Around Medoids (PAM), com os descritores como variáveis. Análise exploratória por meio de gráficos, mapas e medidas de resumo foi realizada para observação da distribuição do TCC dentro de cada perfil de transmissão de dengue.
Resultados Os municípios foram classificados em 4 perfis de transmissão da dengue: Transmissão persistente, Epidêmico, Episódico/Epidêmico e Episódico. O perfil Episódico possuí a menor variação populacional (800 - 33 mil/hab.) enquanto o perfil persistente, a maior (24 mil - 6 milhões/hab.), estando diretamente relacionado com o quantitativo de suscetíveis. Aqueles com perfil Episódico/Epidêmico tiveram o TCC variando de 1,4 mil a 174 mil hab. e o Epidêmico de 3,7 mil a 298 mil hab. Além da variação entre perfis há a variação populacional entre os estados, que discutidos juntamente com outros aspectos climáticos sugere como a transmissão da dengue persiste mais em alguns territórios, que em outros.
Conclusões/Considerações Pode-se concluir que a classificação dos municípios em perfis de transmissão e sua relação com o TCC consegue fornecer benefícios significativos para um monitoramento efetivo da doença e serem utilizados para o aperfeiçoamento de alerta de dengue, assim como na elaboração de políticas públicas mais precisas para a prevenção e enfrentamento da doença.
|