Sessão Assíncrona


SA3.10 - DOENÇAS DE TRANSMISSÃO VETORIAL: DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA (TODOS OS DIAS)

41786 - AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS ATUANDO NAS SEQUELAS DA CHICUNGUNYA NOS SERVIDORES DA V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUCY MALLORI MEDEIROS DE ARAUJO - V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA - V URSAP, MAURA ROBERTA GUILHERME DE LIMA LUDOVICO - V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA - V URSAP, RITA DE CÁSSIA MUNIZ CUNHA - V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA - V URSAP


Período de Realização
De maio a junho de 2021

Objeto da experiência
Reconhecer a eficácia das Práticas Integrativas Complementares (PICS) no tratamento da Chicungunya nos servidores da V URSAP.

Objetivos

Inserir no Projeto de Qualidade de Vida e Saúde da instituição ás PICS, como tratamento coadjuvante nas sequelas da chicungunya, destacando as práticas de acupuntura,moxaterapia e auriculoterapia.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência a partir do uso de acupuntura moxaterapia e auriculoterapia nos servidores da V URSAP, localizada no município de Santa Cruz no Rio Grande do Norte (RN), acometidos de sequelas da chicungunya. As PICS são práticas milenares que tem se mostrado eficiente na prevenção e cuidados terapêuticos nas doenças agudas e crônicas, nas quais as evidências científicas tem apresentado benefícios e excelentes resultados.


Resultados
De acordo com a aplicação de acupuntura nas articulações, edemas e pontos álgicos, o resultado veio logo nas duas primeiras semanas, observou-se que as agulhas de acupuntura agem na estimulação de neurotransmissores, promovendo equilíbrio e alívio nas dores, enquanto a moxaterapia promove relaxamento e efeito analgésico. Dessa forma, as PICS proporcionaram uma melhoria significativa nas sequelas da chicungunya e na qualidade de vida dos servidores.

Análise Crítica
Apesar da Política das Práticas Integrativas ter sido implantada no país desde 2006, ainda é muito incipiente sua prática nos municípios,, existe resistência do usuário, pelo fato de termos uma visão curativa e medicamentosa,, o que dificulta uma maior adesão ás PICS.

Conclusões e/ou Recomendações
Percebe-se a importância dessas práticas no atendimento por utilizar recursos terapêuticos importantes e eficazes na saúde global do individuo para prevenir e tratar doenças, como também cuidar das sequelas ocasionadas pelas arboviroses que são incapacitantes. Como isso, espera-se que a Atenção Primária á Saúde (APS) ofertem o atendimento, e que as mesmas sejam implantadas nos vinte e um municípios que compõem a 5ª Região de Saúde do estado do RN.