Sessão Assíncrona


SA3.10 - DOENÇAS DE TRANSMISSÃO VETORIAL: DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA (TODOS OS DIAS)

41403 - A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E A PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE ATENDIMENTO NO NÚCLEO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE SOBRAL - CEARÁ
BRUNA MARIA OSTERNO MOURÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, MARIA VAUDELICE MOTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, JOÃO AGOSTINHO NETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC


Apresentação/Introdução
Em 2016, pesquisas confirmaram que a infecção pelo vírus Zika poderia levar a outras morbidades além da microcefalia, epilepsia, deficiências auditivas e visuais. E emerge interesse em busca de respostas em avaliação de implantação da intervenção do Núcleo de Estimulação Precoce, para o atendimento a denominada Síndrome Congênita pelo Vírus Zika na Área Descentralizada de Saúde de Sobral - Ceará.

Objetivos
Compreender a percepção de mães sobre o atendimento de Síndrome Congênita do Zika vírus, no Núcleo de Estimulação Precoce, na Policlínica de Sobral-Ceará.

Metodologia
A natureza desta pesquisa é de caráter descritivo com abordagem metodológica qualitativa. As escolhas das técnicas utilizadas foram: observação participante e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 04 mães, com idades entre 20 a 30 anos. Adotou-se a perspectiva hermenêutica-dialética, partindo dos parâmetros da interpretação: compreensão do contexto em que as informações foram geradas; valorização do material interpretado; compreensão das razões dos participantes; interpretação como processo inconclusivo para formar as unidades de sentido. Por fim, foi realizado o agrupamento, o reagrupamento e construído as unidades de sentido que convergem para um significado comum.

Resultados
Núcleos construídos: Fragilidades e Potencialidades, percebe-se, satisfação com o serviço e a falta que fez e faz, como quando paralisado, devido a pandemia do COVID-19, além da necessidade de ampliação. Perfil socioeconômico, destaca-se baixo nível de escolaridade, das mães e o tipo de renda que a família vive. Operacionalização do Núcleo, a referência do serviço de saúde do município de origem, a disponibilidade de transporte sanitário e a assiduidade das mães nos atendimentos foram destacadas. Acompanhamento terapêutico, classificam o serviço prestado como satisfatório, entendendo a importância de cada profissional para evolução no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.

Conclusões/Considerações
Destaca-se o compromisso das mães em manter regularidade nos atendimentos, apesar da distância e do cansaço não tem atrapalhado. Ressalta-se a ampliação e continuidade do serviço em todas as fases da vida da criança, estendendo-se aos familiares. Com isso, percebe-se que o acompanhamento terapêutico no Núcleo de Estimulação Precoce, é considerado de valor extremamente necessário para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com Microcefalia.