Sessão Assíncrona


SA3.9 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSIVEIS A ATENÇÃO PRIMARIA (ICSAP) (TODOS OS DIAS)

44425 - ANÁLISE TEMPORAL DE INTERNAÇÕES POR DIABETES MELLITUS COMO CONDIÇÃO SENSÍVEL À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO PIAUÍ
NORMA SUELI MARQUES DA COSTA ALBERTO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL, BRUNA OHANA FERREIRA CORTEZ - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL, IRACI ALVES DE MELO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL, JAMILA RAQUEL DO NASCIMENTO COSTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL, OSMAR DE OLIVEIRA CARDOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, BRASIL, RONIELE ARAÚJO DE SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, BRASIL, CARMEN VIANA RAMOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL, ANDRÉA FERNANDA LOPES DO SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, TERESINA-PIAUÍ, BRASIL


Apresentação/Introdução
Dentre as doenças crônicas passíveis de tratamento, o diabetes mellitus é à principal causa de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, um mensurador das internações potencialmente evitáveis pelo adequado atendimento ambulatorial. Como doença de cuidado permanente, o tratamento e os meios de controle de complicações são onerosos para o indivíduo, a família e o sistema de saúde.

Objetivos
Analisar o perfil das internações por Diabetes Mellitus, no Estado do Piauí, no período de 2009 a 2018.

Metodologia
Estudo ecológico de séries temporais, com dados secundários do Sistema de Internação Hospitalar. Utilizou-se o software Stata 14.0. Foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, as análises das correlações lineares de Pearson das taxas e dos custos com a variável ano. Para a tendência temporal, analisou-se a tendência linear aplicando o modelo de regressão linear simples e o teste de Breusch-Godfrey para identificar a autocorrelação serial. Os resultados das análises foram apresentados pelo coeficiente β, intervalo de confiança de 95% (IC95%), nível de significância e o R². O nível de significância estatística foi atestado quando valor p < 0,05.

Resultados
As internações por diabetes nos 224 municípios, agrupados em 11 Regionais de Saúde, no estado do Piauí, apresentam-se segundo o sexo, recorte temporal, Regional de Saúde e gastos. As taxas de internações cresceram no período estudado, sendo maior para o sexo feminino (60,23%) em todos os anos avaliados. Quanto aos gastos, a Regional Entre Rios e o sexo feminino receberam maiores investimentos. No tocante à tendência, a taxa de internação apresentou estabilidade; os gastos, decrescentes; as Regionais, predominantemente estáveis.

Conclusões/Considerações
O mapeamento do perfil das internações constitui ferramenta importante no desenvolvimento de políticas públicas que visam contribuir para melhor desempenho da atenção primária cuja atuação é importante na prevenção das internações potencialmente evitáveis por Diabetes Mellitus.