SA3.9 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSIVEIS A ATENÇÃO PRIMARIA (ICSAP) (TODOS OS DIAS)
|
41949 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO ESTADO DE RORAIMA ELLEN VANUZA MARTINS BERTELLI - ESTÁCIO, MARINA RANGEL JUSTINIANO - ESTÁCIO, MATHEUS BARBOSA GEVAERD - ESTÁCIO, VIVIANE GOMES PARREIRA DUTRA - ESTÁCIO
Apresentação/Introdução O estado de Roraima apresentou uma importante expansão da cobertura da Atenção Primária em Saúde, saindo de uma cobertura de 79,5% em 2010 e alcançando 84,53% em 2020, sendo importante a avaliação do impacto desta agenda. As internações por Condições Sensíveis à atenção primária (ICSAP) são indicadores hospitalares utilizados como forma de avaliação da efetividade da APS.
Objetivos Descrever as internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde (ICSAP) ocorridas em Roraima, no período de 2010 a 2021.
Metodologia Estudo descritivo, com dados secundários do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. As ICSAP foram selecionadas a partir da CID 10, respeitando a Portaria 221 de 17 de abril de 2008 (Lista Brasileira de Doenças consideradas preveníeis pela APS). Foram analisados indicadores de cobertura pela ESF e de ICSAP entre 2010 e 2021 no município de Roraima. Os cálculos foram realizados de acordo com a formula: TXICSAP= N de ICSAP/população X 10.000. A variação das taxas de internação foi calcula pelo resultado do último ano subtraindo o primeiro ano da série, por município e por grupo específico de causas.
Resultados Através dos cálculos acima descritos, observou-se uma variação de -38,71 na taxa de ICSAP no estado de Roraima, com variação positiva apenas em três municípios do estado: Amajari, Rorainópolis e Uiramutã, (162,27; 20,26 e 9,5 respectivamente). Em 80% dos municípios a variação das taxas de ICSAP foi negativa. Entre as principais causas de ICSAP houve variação positiva nos grupos: Pneumonias bacterianas, (19,59); Doenças pulmonares (3,89) e Doenças relacionadas ao pré-natal e parto (2,37).
Conclusões/Considerações Concluímos que houve uma variação negativa nas taxas de ICSAP na maioria dos municípios do estado de Roraima com redução em praticamente todas os grupos de causas de ICSAP. Esses resultados refletem achados semelhantes em outros estudos realizados pelo Brasil. O uso do indicador ICSAP é uma importante fonte de informação sobre a APS de determinado local, tendo na sua construção uma íntima relação com o que se espera de uma atenção primária.
|