SA3.9 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSIVEIS A ATENÇÃO PRIMARIA (ICSAP) (TODOS OS DIAS)
|
39826 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO MS. DANIELMA LUCY SANTOS PINTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, RAÍSSA MARIA DE SÁ STRANG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UMFS, JOSEANE RECALDE DEMENCIANO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, NATHAN ARATANI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, MARIA DAS GRAÇAS ROJAS SOTO - INSTITUTO CARLOS CHAGAS - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), constituem-se por um conjunto de problemas de saúde que resultam em internações, as quais inicialmente poderiam ser evitadas caso houvesse acesso oportuno e qualidade ao cuidado prestado pela atenção primária. Constitui-se um indicador relevante para monitorar e avaliar o cuidado ofertado pela APS.
Objetivos Descrever o perfil das Internações por Condições Sensíveis em três hospitais universitários do MS.
Metodologia Estudo de caráter descritivo-quantitativo, a coleta de dados ocorreu com pacientes em internação hospitalar por ICSAPS, classificados conforme a portaria vigente, a Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis³, nas alas de clínica médica, pediatria e alojamento conjunto, estes pacientes foram convidados a participar da pesquisa intitulada “Escala de Risco e vulnerabilidade para a Atenção Primária de Saúde - uma nova proposta a partir da ficha de cadastro individual”, CEP Fiocruz/ioc nº 4.502.004.
Foram utilizados como para coleta de dados: O censo hospitalar de internação nos dias de coleta, ficha de cadastro individual e domiciliar da APS e o termo de consentimento da pesquisa.
Resultados Compuseram o estudo, 136 usuários por condições sensíveis. Com amostras de sexo: 71 pacientes do sexo feminino, 65 do sexo masculino, faixa etária: 31 internações de 0 a 4 anos, 7 de 5 a 9 anos, 10 de 10 a 19 anos, 23 de 20 a 39 anos, 23 de 40 a 59 anos e 42 pacientes contendo a idade maiores de 60 anos. Raça/cor: 62 pacientes auto declaram serem branca, 57 tinham hipertensão, 40 possuíam diabetes mellitus, 14 tiveram ou tem AVC, 11 tiveram IAM, 27 alegaram doenças cardíacas, 31 tem ou teve doença renal, 12 tem ou teve doenças respiratórias, 3 têm ou tiveram câncer, 27 estavam acamados e 84 procuraram atendimento nos últimos doze meses na UBS/ESF.
Conclusões/Considerações Esta pesquisa permitiu descrever o perfil das ICSAP, sendo possível refletir a relevância das evidências acerca de fatores associados e de realizar estudos neste teor. Esta compreensão é favorável para que o cuidado de saúde seja direcionado a fim de contribuir na correção das falhas e na diminuição de barreiras ao acesso à saúde, resultando em menores taxas de internações e gastos evitáveis ao serviço público de saúde.
|