Sessão Assíncrona


SA3.8 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: CONSTRUINDO VINCULO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

44253 - A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA AVALIAÇÃO DO CASO DA RESIDÊNCIA DA PREFEITURA DO RECIFE
MARCOS PEDROSA - IAM-FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Desde a expansão da APS no Brasil é notável a contradição entre a crescente demanda por profissionais médicos com formação especializada para atuar no SUS e a escassez de vagas em programas de residência da especialidade. Nesse sentido, como parte das estratégias de fortalecimento da APS, o Brasil passou pelo aumento de programas de residência médica em medicina de família e comunidade.

Objetivos
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de implementação do programa de residência médica em medicina de família e comunidade (MFC) da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau-Recife), entre 2013 e 2019.

Metodologia
Consiste em um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico. Utilizamos, para a coleta de dados, dois métodos de pesquisa: a análise documental relacionada a documentos públicos de interesse; e a realização de entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave escolhidos entre os gestores da secretaria de saúde da cidade do Recife (PE), entre trabalhadores de saúde diretamente ligados ao PRMFC, além de médicos egressos do programa. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo.

Resultados
Entre os resultados da análise documental, apresentamos uma caracterização sociopolítica da cidade do Recife e reunimos a legislação, decretos, portarias e resoluções de interesse para a implementação de PRMFCs. Entre os resultados da análise de conteúdo da transcrição das entrevistas realizadas com informantes-chave, apresentamos categorias iniciais, intermediárias e final. Realizamos a avaliação da implementação do programa à luz dos critérios de economicidade, eficiência administrativa, eficácia, envolvimento dos preceptores de MFC, formação pedagógica, avaliação de aprendizagem, dos estágios e preceptores, contribuição ao desenvolvimento do sistema local de saúde.

Conclusões/Considerações
A avaliação do processo de implementação foi predominantemente positiva. Os principais resultados da pesquisa apontam para o êxito da implementação do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura do Recife. Esse sucesso no processo de implementação está assentado no credenciamento por cinco anos recebido pelo programa em 2015 junto à CNRM, além da avaliação positiva entre gestores municipais, a Coreme da Sesau-Recife e egressos