SA3.8 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: CONSTRUINDO VINCULO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
40921 - EXERCÍCIO FÍSICO COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO ÀS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA YGOR BRUNO SILVA SANTOS - ASCES, BRENDA FERNANDA GUEDES - ASCES, PATRICIA FERNANDA FACCIO - ASCES, CLAUDIA DE LIMA RODRIGUES SOUZA - FIOCRUZ/PERNAMBUCO
Período de Realização O período de realização dessa experiência foi de maio de 2021 até maio de 2022.
Objeto da experiência Usuários dos grupos de atividade física.
Objetivos Descrever experiência do profissional de educação física (PEF) nos grupos de atividade física em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Caruaru - PE.
Metodologia Esta experiência visou captar a população sedentária, usuários com DCNT e/ou usuários que queiram mudar seu estilo de vida. Foi realizada uma triagem na UBS para identificação do perfil destes, após foi realizado a integração dos mesmos nas aulas de atividade física, foram ofertados dois encontros semanais que além do exercício físico também foram realizadas atividades de promoção a saúde, educação em saúde, práticas integrativas, atuações multiprofissionais, dinâmicas, ações interpessoais, etc.
Resultados Foram relatados resultados positivos em diferentes áreas: saúde física, saúde mental e relações pessoais. Redução de dores crônicas, maior energia e disposição no dia-a-dia, sensação de bem-estar, melhora no humor, impactos positivos no combate a ansiedade, depressão, transtornos mentais e benefícios nas interações sociais entre os usuários do grupo gerando assiduidade entre os mesmos.
Análise Crítica O Brasil é um dos países mais sedentários do mundo e lidera este ranking na América Latina segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O sedentarismo está relacionado a outras Doenças Crônicas como por exemplo: a Hipertensão, Diabetes e Obesidade. Para evitar estes agravos, a OMS recomenda 300 minutos de atividade física semanais de intensidade leve ou moderada para que o exercício possa ser benéfico com todos os efeitos da prática regular de atividade física (BRASIL, 2021).
Conclusões e/ou Recomendações Decorrente das intervenções realizadas no território pelo Profissional de Educação Física, foi observado uma melhora na qualidade de vida dos usuários do grupo por meio da regularização de exames bioquímicos (glicose, colesterol, etc.), melhora na saúde mental, redução de dores crônicas, dentre outros, demonstrando assim a importância e impacto da promoção da saúde como estratégia de intervenção no cuidado em saúde da comunidade.
|