Sessão Assíncrona


SA3.8 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: CONSTRUINDO VINCULO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

39576 - AVALIAÇÃO DO GRAU DE AFILIAÇÃO DOS USUÁRIOS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM RIBEIRÃO PRETO
ANA PAULA RAIZARO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., HAYALA CRISTINA CAVENAGUE DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., EDSON ZANGIACOMI MARTINEZ - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., FERNANDO BELLÍSSIMO-RODRIGUES - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., LUCIANE LOURES DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL., JOÃO PAULO SOUZA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, RIBEIRÃO PRETO, SP, BRASIL.


Apresentação/Introdução
A partir da declaração do estado de pandemia pela COVID 19, o município de Ribeirão Preto buscou reorganizar as ações dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) com vistas ao enfrentamento dessa doença. Neste período, foi realizado um inquérito epidemiológico no município, que objetivou estimar a prevalência de infecções por SARS-CoV-2, incorporando-se ao inquérito questões relacionadas à APS.

Objetivos
O presente estudo teve como principal objetivo comparar as modalidades de APS (equipe SF versus equipe AP), considerando características sociodemográficas, condições de saúde autorreferidas e afiliação dos usuários ao serviço de saúde.

Metodologia
Trata-se de um estudo observacional analítico de corte transversal realizado em todo o município de Ribeirão Preto, no ano de 2020. O estudo incluiu pessoas de qualquer idade e ambos os sexos, exceto neonatos e pessoas que moram em áreas rurais. A coleta dos dados foi realizada em dois momentos: na primeira fase do inquérito foram entrevistados 714 usuários, e na segunda fase 643, identificando uma perda de 71 usuários. Na segunda fase foi aplicado um questionário sociodemográfico complementar, contendo questões referentes ao uso dos serviços de saúde e a afiliação dos usuários aos mesmos, baseado no PCATool. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o software R versão 4.1.1.

Resultados
O predomínio de idade dos participantes ficou entre 40 e 69 anos, com população predominantemente feminina. A maioria dos indivíduos não dependem exclusivamente do SUS. Tem-se um maior número de participantes pertencentes as eAP em relação as eSF. O percentual de pessoas em que o principal serviço é o posto de saúde é maior nos grupos eSF em comparação com o grupo eAP. O grupo eSF, tem a maior proporção de participantes que sabe identificar qual é a unidade mais próxima de sua casa ou já esteve nela. Identificou-se ainda que os participantes do grupo eSF, que referiram possuir um profissional de referência na unidade de saúde, proporcionalmente são o dobro do que no grupo eAP.

Conclusões/Considerações
Tais achados demonstram principalmente que os indivíduos entrevistados pertencentes as áreas de abrangência das eSF apresentam melhores conhecimentos sobre localização das Unidades de Saúde de seus territórios, bem como referem um melhor vínculo com as mesmas. Isso pode implicar diretamente nos cuidados a saúde dessa população e melhores indicadores, reforçando a ESF como principal estratégia de reorganização da Atenção Primária no Brasil.