Sessão Assíncrona


SA3.8 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: CONSTRUINDO VINCULO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38502 - PCATOOL BRASIL- VERSÃO PROFISSIONAIS NO CUIDADO AO IDOSO - ADAPTAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA APS NO CUIDADO AO IDOSO.
MÁRCIA ALVES GUIMARÃES - UNICAMP, ANDRÉ FATTORI - UNICAMP, ARLETE MARIA VALENTE COIMBRA - UNICAMP


Apresentação/Introdução
O PCATool é um instrumento validado e consagrado de avaliação do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS), analisando aspectos da estrutura e processo dos serviços para nortear a reafirmação ou reformulação da qualidade no planejamento e execução das ações. Entretanto, os estudos apresentam resultados envolvendo principalmente adultos jovens, sem a percepção diferenciada sobre idosos.

Objetivos
O trabalho propõe apresentar uma versão adaptada às necessidades de saúde da população de faixa etária avançada, bem como a validade de conteúdo, confiabilidade e resultados preliminares do instrumento PCATool-Versão Profissionais na avaliação a APS.

Metodologia
O instrumento foi aplicado a 105 profissionais de Unidades Básicas de Saúde de Campinas-SP. As respostas do instrumento foram computadas em valores de escala Likert. O cálculo dos escores do instrumento adaptado "PCATOOL-Versão Profissionais no cuidado do Idoso" foi realizado através da somatória das respostas dividida pelo número de itens do respectivo atributo, obtendo uma média simples, de acordo com as recomendações do manual. Para cálculo dos Atributos Essenciais foi realizada a média de desempenho em Acesso de Primeiro Contato, Longitudinalidade, Integralidade e Coordenação da atenção. A confiabilidade foi avaliada através índice alfa de Cronbach.

Resultados
A versão adaptada "PCATOOL-Versão Profissionais no cuidado do Idoso" resultou em um instrumento acrescido de 28 itens, compreendendo os 8 atributos do instrumento original. A análise de conteúdo e a confiabilidade mostraram-se adequadas. Comparativamente ao instrumento original, a nota média da versão adaptada (atribuída pelos profissionais) do serviço ofertado foi de 5,84 (vs 6,18 original, p<0,001). Os atributos Acessibilidade e Serviços Disponíveis obtiveram avaliação melhor na versão adaptada, enquanto Longitudinalidade, Integração do Cuidado, Sistema de Informação, Serviços Prestados e Orientação Comunitária apresentaram avaliação inferior no instrumento do idoso, em relação ao original.

Conclusões/Considerações
O instrumento adaptado “PCATOOL-Versão Profissionais no Cuidado do idoso” foi eficiente em identificar diferenças de avaliação relacionadas às necessidades da pessoa idosa, em relação ao instrumento original. Este instrumento adaptado poderá ser definido, replicado e comparado de forma consistente, proporcionando aos serviços de saúde da rede pública subsídios para se adequarem ao envelhecimento populacional, principalmente na atenção primária.