SA3.7 - FINANCIAMENTO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
43820 - IMPLEMENTAÇÃO DO BRASIL PREVINE NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DESSES PROFISSIONAIS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE. JANAINA SILVA DE MELO - ESP/CE, KEMYLLE MESQUITA BRITO - UFC, ALANA ARAGÃO ÁVILA - UFSC, THAMYLES DE SOUSA E SILVA - UNINTA, BEATRIZ ALVES VIANA - UFC
Período de Realização A pesquisa base desta experiência teve início em janeiro de 2022 e segue até o presente momento.
Objeto da experiência Compreensão do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde após a implementação do Previne Brasil e estratégias de apoio à saúde mental destas.
Objetivos Discorrer a respeito de resultados iniciais de pesquisa na rede de Atenção Primária à Saúde de Sobral/CE com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e propor, a partir de experiência anterior em Ibiapina/CE, estratégias de cuidado em saúde mental para estes profissionais.
Metodologia A pesquisa base é realizada através de entrevistas individuais com Agentes Comunitários de Saúde da cidade de Sobral/CE. A entrevista é conduzida por psicóloga em caráter de pesquisa doutoral e tem por objetivo compreender as modificações na rotina de trabalho dos ACS a partir da implementação do Previne Brasil no município e as percepções dos profissionais em relação a estas.
Resultados Através de entrevistas identificou-se queixas em relação ao trabalho diante da implementação do Previne Brasil, mudando o foco da promoção de saúde para a busca quantitativa de atendimentos em prol do aumento dos indicadores. Foi relatado angústia e estresse em relação ao alcance os indicadores, vinculados ao financiamento da APS e a diminuição de equipes a partir do não alcance das metas. Esta percepção se dá principalmente entre profissionais que estão há mais de 5 anos na rede de saúde.
Análise Crítica Para além da problematização do Previne Brasil como estratégia, é necessário o suporte em saúde mental para as ACS. A partir desta pesquisa e de experiência anterior com promoção de grupo de saúde mental para a categoria, acredita-se que o suporte de profissionais da Psicologia pode beneficiar estas, assim como as relações interpessoais entre equipes e usuários do serviço. É importante promover o cuidado das profissionais que se veem alienadas em relação a própria descrição do trabalho das ACS.
Conclusões e/ou Recomendações O trabalho das ACS está voltado para a promoção, proteção e recuperação da saúde das populações. Os espaços de escuta viabilizam a vazão da angústia proveniente das modificações na rotina de trabalho e da percepção do abandono das práticas de promoção de saúde e vínculo com a comunidade, que fundamentam a atuação destas profissionais. Assim, a formação de grupos pode gerar espaço de cuidados para essas profissionais dentro da própria APS.
|