Sessão Assíncrona


SA3.7 - FINANCIAMENTO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA APS (TODOS OS DIAS)

42599 - MUDANÇAS NO PROCESSO DE TRABALHO DE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DECORRENTES DO PMAQ-AB
KERMA MÁRCIA DE FREITAS - UNIVS, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO - URCA, ANA CARINE ARRUDA ROLIM - UFRN, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR, JOÃO PAULO XAVIER SILVA - UNIVS/UNILEÃO/UECE, RAFAEL BEZERRA DUARTE - UNIVS/UECE, KERMA MÁRCIA DE FREITAS - UNIVS, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO - URCA, ANA CARINE ARRUDA ROLIM - UFRN, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR, JOÃO PAULO XAVIER SILVA - UNIVS/UNILEÃO/UECE, RAFAEL BEZERRA DUARTE - UNIVS/UECE


Apresentação/Introdução
O PMAQ-AB tinha como finalidade promover mudanças no processo de trabalho que gerassem impactos no acesso e na qualidade dos serviços. Um dos objetivos se firmava em induzir mudanças no modelo de gestão e da atenção de forma a impactar na situação de saúde da população, promover o desenvolvimento dos trabalhadores e direcionar os serviços em função das necessidades e satisfação dos usuários.

Objetivos
Analisar a percepção dos profissionais sobre as modificações ocorridas no processo de trabalho a partir do PMAQ-AB.

Metodologia
Estudo de abordagem qualitativa-avaliativa, desenvolveu-se nos sete municípios da 17ª Área Descentralizada de Saúde do Ceará (ADS): Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari, localizada na região Centro-Sul, do estado. Participaram dez profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família que responderam à entrevista da avaliação externa do PMAQ-AB, nos três ciclos avaliativos. A coleta ocorreu de janeiro a dezembro de 2020, por meio de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita na íntegra. A organização e análise interpretativa se deu análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. A pesquisa obteve aprovação ética sob o Parecer nº 3.357.709.

Resultados
Os enfermeiros revelaram mudanças promovidas a partir do PMAQ-AB no processo de trabalho das equipes de saúde evidenciando mudanças na organização dos processos, melhorias e implantação de ações desenvolvidas no dia a dia da equipe, oportunidade de incremento financeiro às equipes, estímulo à participação social nas decisões das ações e serviços de saúde prestados pela equipe. Contudo, verificou-se também a dificuldade de apoio da gestão municipal às equipes no desenvolvimento das atividades em alguns municípios. Relataram a aproximação dos profissionais aos indicadores compreendendo o valor e a importância desses índices na elaboração do planejamento das ações.

Conclusões/Considerações
Conclui-se que, embora tenham sido reveladas situações distintas entre os municípios de uma mesma região, de modo geral, o estudo mostrou que o PMAQ-AB induziu mudanças positivas no processo de trabalho das equipes de saúde da família, possibilitando a reflexão crítica das ações desenvolvidas no cotidiano, a identificação de lacunas e, viabilizou a organização do processo de trabalho.