SA3.7 - FINANCIAMENTO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA APS (TODOS OS DIAS)
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41922 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM O DESEMPENHO DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL FLÁVIA IUÇARA LOURENÇO DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP-SES/PB), ADRIANA FERNANDES DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP-SES/PB), BRUNA FERNANDA FERREIRA FERNANDES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP-SES/PB), ELIZANDRA PEREIRA PINHEIRO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP-SES/PB), FRANCISCO ANDERSON BEZERRA DA SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SES/PB), NÚBIA MARIA FIGUEIREDO DANTAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (ESP-SES/PB)
Período de Realização A presente experiência foi realizada nos meses de Junho e Julho de 2021.
Objeto da experiência Educação Permanente em Saúde voltada aos gestores municipais de uma Região de Saúde no Alto Sertão paraibano.
Objetivos Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos autores na realização de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) junto aos coordenadores de atenção básica e secretários municipais de saúde sobre os indicadores do Previne Brasil na 13ª Região de Saúde (RS) da Paraíba.
Metodologia As ações de EPS foram realizadas em espaços de gestão e pactuação em três encontros de forma síncrona virtual respectivamente com: coordenadores municipais de saúde; técnicos dos municípios na reunião da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Regional (CIR); secretários de saúde na reunião de CIR. Realizou-se segmentação dos momentos em três etapas correspondentes: apresentação da situação de saúde (indicadores), discussão dialogada, definição de mecanismos de planejamento estratégico.
Resultados Podemos destacar três frentes: apresentação dos resultados dos indicadores do 1º Quadrimestre/2021 (janeiro-abril), posteriormente a análise e discussão, identificando as fragilidades nas ações e serviços, seguido de um momento para elaboração de estratégias visando a melhoria dos indicadores e consequentemente na qualidade da assistência prestada à população. Após isso, percebeu-se no resultado do 2º Quadrimestre (maio-agosto) uma melhora significativa no desempenho dos indicadores.
Análise Crítica A EPS é uma estratégia notável na perspectiva da educação em saúde, construída nos espaços coletivos proporcionando reflexões significativas permanente com a realidade exigida no trabalho e mudanças de práticas. Assim, observou-se o engajamento dos envolvidos, oportunizado pelo processo de EPS, refletindo em mecanismos estratégicos de qualificação das ações e serviços de saúde, e mostrando sua efetividade. Esta deve ser fomentada visando o desempenho dos indicadores e a qualidade da assistência.
Conclusões e/ou Recomendações Tendo em vista a complexidade associada ao financiamento em saúde, as políticas públicas e os processos de trabalho em gestão que o envolvem, percebe-se a importância da apropriação dos gestores acerca da temática no intuito de garantir assistência qualificada em seus territórios. Nesse sentido, a EPS constitui-se como estratégia potente de transformação de realidades e ações para além dos aspectos de financiamento.
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