41901 - AÇÕES DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA ANÁLISE DE CLASSES LATENTES DOS DADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO CICLO I DO PMAQ-AB EDUARDA FERREIRA DOS ANJOS - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL./FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-ENSP-FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO (RJ), BRASIL., LEANDRO ALVES DA LUZ - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL, HELENA PAULA GUERRA DOS SANTOS - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL, MARIA DEL PILAR FLORES-QUISPE - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL, YTHALO HUGO DA SILVA SANTOS - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., ACÁCIA MAYRA PEREIRA DE LIMA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL/ INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL/ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ CEARÁ, FIOCRUZ, EUSÉBIO, CEARÁ (CE), BRASIL./CURSO DE ODONTOLOGIA. CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS (UNICHRISTUS), FORTALEZA, CEAR, ROSANA AQUINO - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL/ INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., VALENTINA MARTUFI - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL/ INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL., ELZO PEREIRA PINTO JUNIOR - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS), FIOCRUZ, SALVADOR, BAHIA (BA), BRASIL.
Apresentação/Introdução O planejamento é essencial para a organização de serviços de saúde eficazes e de qualidade. Além de um desafio organizacional, o planejamento é uma ferramenta importante para conduzir processos de trabalho em equipe focados no usuário, território e famílias. É fundamental identificar o grau de adequação das ações de planejamento para melhorar a qualidade de Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivos Descrever os indicadores de planejamento e organização dos serviços na APS e estimar a prevalência de equipes da Estratégia Saúde da Família caracterizadas como adequadas para esse componente da APS, no Brasil, em 2012.
Metodologia Estudo transversal com dados da avaliação externa do primeiro ciclo do PMAQ-AB. Esse componente foi formado por indicadores de planejamento, monitoramento e avaliação, apoio e supervisão, territorialização e área de abrangência, estabelecimento de prioridades, e registro de informações. Os indicadores foram categorizados em adequado ou inadequado. Análise de Classes Latentes (Latent Class Analysis - LCA) foi empregada para caracterizar as equipes segundo a qualidade/adequação dos serviços através da estimação das prevalências das classes e das probabilidades condicionais. A análise descritiva foi realizada no software Stata, versão 15 e a LCA no MPLUS 8.6.
Resultados Foram avaliadas 16.566 equipes da Estratégia de Saúde da Família. Do total de indicadores analisados, verificou-se maior percentual de adequação relacionado a registro de informações (58,8% das equipes), sendo os menores percentuais encontrados para a definição de prioridades (39,6%), planejamento (35,2%), territorialização e área de abrangência (33,2%), monitoramento e avaliação (31,4%). O indicador de apoio e supervisão apresentou menor adequação (8,5%). A classe latente denominada “Alta qualidade das ações de planejamento e organização” incluiu 59% das equipes, sendo caracterizada por alta probabilidade de que todos os indicadores analisados se encontrem na categoria “adequada”.
Conclusões/Considerações A maior parte das equipes apresentou relativamente alta probabilidade de adequação nos indicadores analisados, apesar de fragilidades nos indicadores de apoio e supervisão, priorização, planejamento, territorialização, e avaliação e monitoramento. Tendo em vista a importância do componente de planejamento e organização das ações da APS, torna-se necessário intervenções para o aprimoramento dos seus indicadores.
|