Sessão Assíncrona


SA3.7 - FINANCIAMENTO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA APS (TODOS OS DIAS)

38656 - ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PREVINE BRASIL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ EM 2021
GEORGE MUNIZ MESQUITA - UFC, MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UFC, TIARA BRUNA TEIXEIRA TEODÓSIO - UFC, PEDRO ISAC FONTENELE SALDANHA - UFC


Apresentação/Introdução
A Atenção Primária à Saúde (APS) se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo. O novo modelo de financiamento da APS, o programa Previne Brasil, foi instituído em 2019 e passa a ser distribuído com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

Objetivos
• Verificar a evolução dos indicadores dos municípios da região de Saúde de Sobral em relação aos indicadores de desempenho do Previne Brasil;
• Analisar os indicadores que os municípios possuem mais facilidades e dificuldades no alcance das metas;

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal descritivo de natureza quantitativa com dados secundários coletados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB) em maio de 2022. Nesta base foi levantado os dados nos sistemas da e-SUS AB dos Indicadores de desempenho (pré-natal, crianças, mulheres e condições crônicas) do Previne Brasil no ano de 2021. Foram analisados os 24 municípios que compõem a região de saúde de Sobral. Durante a busca através do SISAB, foi analisado o painel de indicadores e aplicado filtro com vistas à apresentação dos dados às equipes homologadas aptas para pagamento. Os dados associados foram organizados no software Microsoft Office Excel.

Resultados
Foram analisados os dados referentes aos indicadores de desempenho do Previne Brasil nos três quadrimestres de 2021. Quando se trata de Indicadores, percebe-se uma maior facilidade de alcance de metas nos indicadores 01, 02, 03 (pré-natal) e 07(diabéticos). O que reflete uma maior dificuldade nos indicadores 04 (coleta citopatológica), 05 (crianças) e 06 (hipertensos). Notadamente o Indicador 04 transmite a maior dificuldade encontrada, visto que os municípios não atingiram a meta de 40% do indicador. O Indicador 05 (crianças) foi o único indicador que se verificou diminuição, onde todos os municípios não atingiram a meta estipulada no terceiro quadrimestre de 2021.

Conclusões/Considerações
À vista dos desfechos apresentados acerca da evolução dos indicadores de desempenho pelo SISAB, foram evidenciadas disparidades entre municípios, onde percebe-se uma maior dificuldade de alcance das metas na metade dos municípios analisados, enquanto os demais se mantem dentro de um padrão de evolução. É necessário que haja maior acompanhamento e monitoramento desses municípios para alcance das metas estabelecidas.