SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
43749 - LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM ENFERMAGEM COM FOCO NA AUTONOMIA E VALORIZAÇÃO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EMERSON WILLIAN SANTOS DE ALMEIDA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EERP USP., MARIA ALICE BARBOSA FORTUNATO - OPAS/OMS, GILMARA LÚCIA DOS SANTOS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARCELO MOREIRA CORGOZINHO - ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS/FEPECS/SES-DF, MARIA SILVIA BRUNI FRUET DE FREITAS - CONSULTORA INDEPENDENTE OPAS/OMS, MÔNICA DURÃES DINIZ - OPAS/OMS, ELISABETE PIMENTA ARAÚJO PAZ - COFEN, NÁDIA MATTOS RAMALHO - COFEN, EDSON ALVES DE MENEZES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO., VANESSA PINHEIRO BORGES - OPAS/OMS
Período de Realização O 1° Laboratório de Inovação em Enfermagem foi realizado entre agosto de 2019 a dezembro de 2020.
Objeto da experiência Promoção da valorização da enfermagem por meio da visibilidade de experiências inovadoras na atenção, gestão e educação em saúde.
Objetivos Relatar a experiência no processo de avaliação e resultados alcançados no desenvolvimento do Laboratório de Inovação em Enfermagem.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo, sobre a participação no Laboratório de Inovação em Enfermagem, uma estratégia realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. O processo de avaliação ocorreu em três etapas: i) avaliação dos relatos de inovação inscritos, ii) seminário de apresentação das experiências selecionadas, e iii) avaliação in loco. Ao final, as experiências finalistas foram publicadas em revista científica.
Resultados Na 1ª etapa foram inscritas 329 experiências e selecionadas 39 (12%). Destas, 17 (43,6%) foram sobre a ampliação do escopo de práticas e 22 (56,4%) sobre a valorização da Enfermagem. Na 2ª etapa, as experiências foram apresentadas em seminário, restando sendo selecionadas 24 (61,5%) para a etapa das visitas técnicas. Ao final do processo, 16 (41%) foram considerados as mais exitosas e inovadoras – 10 (62,5%) relacionadas à ampliação do escopo de práticas e 06 (37,5%) sobre a valorização da enfermagem.
Análise Crítica O processo de avaliação do Laboratório de Inovação em Enfermagem possibilitou o reconhecimento e maior visibilidade das experiências, em especial quanto ao impacto das ações desenvolvidas para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Destaca-se que a visita técnica in loco permite a análise da inovação na região. Esse Laboratório servirá de modelo e poderá ser replicado em outros contextos, com atualização do edital e incorporação de novos temas.
Conclusões e/ou Recomendações A diversidade dos temas abordados nas experiências mostra a importância da Enfermagem quanto ao desenvolvimento de ações que visam à integralidade da atenção à saúde, e ressalta quão amplo é o seu trabalho na saúde pública. A experiência no Laboratório nos permite enfatizar a relevância destas iniciativas para o fortalecimento e valorização social da Enfermagem no Brasil.
|