SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
42128 - QUALISAPS – A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA QUALIDADE - PAQ NA APS DA REGIÃO CENTRAL DO DF CELINA MÁRCIA PASSOS DE CERQUEIRA E SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - DISTRITO FEDERAL, CHARMENE DE ALCÂNTARA MARQUES MENEZES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - DISTRITO FEDERAL, SANDRA JARDENY MOITA DE AGUIAR - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - DISTRITO FEDERAL, GILMARA LIMA NASCIMENTO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - DISTRITO FEDERAL, CARINE BIANCA FERREIRA NIED - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - DISTRITO FEDERAL
Período de Realização O Plano de Ação para a Qualidade, uma das etapas do QualisAPS, foi realizado em setembro de 2021.
Objeto da experiência O planejamento como uma ferramenta de gestão para as equipes e gestores da APS da região de Saúde Central do DF a partir do programa QualisAPS.
Objetivos Elaborar o PAQ do QualisAPS com a definição das prioridades para o território adscrito; Contribuir para a instituição da cultura do planejamento como ferramenta de gestão para o trabalho; Orientar a reorganização dos processos de trabalho a partir das prioridades da equipe para o território
Metodologia Foi realizado um processo de autoavaliação em que todas as 41 eSF/eSB, as 8 Gerências, das 9 Unidades Básicas da Região de Saúde Central aderiram. Como etapa seguinte do Programa e a partir dos padrões avaliados com fragilidade, as equipes e gestores elaboraram o PAQ, com as atividades, recursos necessários, responsáveis e prazos e a implementação prevista para o primeiro semestre de 2022. Essa discussão foi coletiva entre a equipe num momento de retomada das atribuições das ESFs em função da pandemia.
Resultados Na região 100% das Equipes e Gestores conseguiram realizar seus PAQs no prazo estabelecido pelo Programa. Foram 420 ações cadastradas na região Central, sendo 102 a serem realizadas pelos Gestores e 318 pelas equipes. Os padrões que mais tiveram ações cadastradas nas equipes foram: O Agente Comunitário de Saúde desenvolve seu processo de trabalho no território; As equipes realizam cadastramento da população; As equipes realizam diagnóstico situacional de sua área de abrangência com foco no território.
Análise Crítica Com realização dos PAQs todas as equipes da APS possuem um plano de ação que direciona as prioridades dos processos e agendas de trabalho para o primeiro semestre de 2022. Tanto os gestores quanto as equipes definiram o cadastros dos usuários como ação prioritária. Aumentar a população cadastrada e vinculada as eSFs e ampliar o grau de conhecimento sobre as necessidades e demandas do território está na centralidade de atuação das equipes nesse período.
Conclusões e/ou Recomendações Nesse momento de retomada das atividades das equipes após fase mais turbulenta da pandemia, o PAQ constituiu-se em ferramenta fundamental para reestruturação dos processos de trabalho das equipes, definindo as prioridades a serem adotadas com base nas necessidades de cada território. Espera-se continuidade do processo com novos ciclos de autoavaliação – elaboração de PAQ – avaliação externa.
|