SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
42085 - ATENÇÃO DOMICILIAR: FERRAMENTA DE APRENDIZADO PROFISSIONAL, CONTINUIDADE NO CUIDADO INTEGRAL E NA GARANTIA DE ACESSO AOS SERVIÇOS FRANCYELLE DE SOUZA LEITE - UNESP, NAYARA SOBRINHO LEITE - UNESP, SIMONE DOS SANTOS PEREIRA BARBOSA - UNESP, DANIELE CRISTINE GODOY - UNESP
Período de Realização A experiência se iniciou no mês de março de 2022, permanecendo até o momento.
Objeto da experiência Relato de experiência da atuação de residentes na atenção domiciliar como estratégia pedagógica e inserção na prática interprofissional no cuidado.
Objetivos Relatar intervenções realizadas por residentes multiprofissionais na Atenção Domiciliar, como forma de garantir assistência integral a usuários desassistidos, que se encontram em situação de vulnerabilidade. Apontando os cuidados por meio da apresentação de um caso.
Metodologia A Atenção domiciliar a qual os residentes multiprofissionais encontram-se inseridos acontece uma vez por semana, com vínculo a um Centro de Saúde Escola, serviço de Atenção Primária em Saúde do município de Botucatu. O trabalho exercido conta com a saída das visitas domiciliares, discussão dos casos com toda equipe para melhor manejo e cuidados traçados a pacientes que apresentam diversas complexidades. Dentre estas o caso de um usuário do serviço acometido por lesão medular lombar e acamado.
Resultados Durante as visitas domiciliares conforme patologia de caso apresentando fez se possível a atuação do Assistente Social, Enfermeiro e Fisioterapeuta, em abordagens interprofissionais em que o usuário participa das decisões do seu cuidado. Possibilita reconhecer a importância da intervenção multiprofissional e intersetorial contribuindo para melhor adesão do cuidado, com um olhar holístico às vulnerabilidades. Além de identificar as fragilidades nos acessos às políticas sociais e seus serviços.
Análise Crítica A atuação da Atenção Domiciliar pôde reverter agravos e evitar episódios de agudização em casos assistidos, ofertando cuidado, promovendo a comunicação intersetorial e otimizando o serviço de saúde ao promover rápida resolução por meio de atenção multiprofissional. A alta demanda e complexidade dos casos assistidos denota uma fragilidade de acesso do usuário à políticas públicas, um pobre contrarreferenciamento, e necessidade de serviço de assistência domiciliar mais presente e efetivo.
Conclusões e/ou Recomendações Compreende que a assistência domiciliar é uma ferramenta de aprendizado para os profissionais, e sobretudo aprendizado sobre o usuário que é um indivíduo complexo e multifacetado. Sendo a atuação multiprofissional meio para garantir acesso e serviços mais próximos de forma holística e integral e com base na equidade. Visando acesso aos serviços das políticas sociais, cuidado e prevenção nas políticas de saúde e nos serviços de assistência social.
|