SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
41850 - INTEGRAÇÃO DO ACS E DO ACE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERSPECTIVAS PARA UMA ECOLOGIA DE SABERES ISABELLE MARIA MENDES DE ARAÚJO - UFRN, LUCIANA MARIA PEREIRA DE SOUSA - UFRN, ÂNGELA MARIA PEREIRA - FIOCRUZ-PE
Apresentação/Introdução Contextos de vulnerabilidades socioambientais, que afetam grupos sociais, demandam ações de vigilância e atenção cada vez mais articuladas e integradas no território. No SUS temos o ACS e o ACE como atores estratégicos para o processo de territorialização, os quais, quando integrados na APS, podem contribuir na identificação de vulnerabilidades e em ações de comunicação e prevenção da saúde.
Objetivos compreender as convergências no processo de trabalho dos ACS e ACE à luz da ecologia de saberes, que reconhece no encontro plural de saberes a base para a intervenção na realidade.
Metodologia Estudo exploratório e descritivo de revisão integrativa mediante análise documental, em leis e portarias do Ministério da Saúde, acerca das referências de convergências para a atuação integrada entre os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias; bem como, levantamento na base de periódicos da Biblioteca Virtual em Saúde de artigos que discutam a atuação profissional do ACS e ACE. A sistematização de artigos na base de periódicos da Biblioteca Virtual em Saúde considerou para busca os descritores, utilizando o operador booleano “AND”: (agentes) AND (ACS) AND (ACE); considerando o título, resumo e assunto; a produção disponível na BVS até 2020.
Resultados Foram observados avanços no sentido das diretrizes políticas para a integração do trabalho desses profissionais, experiências de integração em diferentes cenários, principalmente na atuação conjunta no enfrentamento às arboviroses; também foram apontados desafios e fragilidades, como a necessidade de capacitações, vínculos precários, ausência de coordenação para o trabalho integrado. Observa-se que há maior produção sobre a atuação do ACS e ACE na década de 2010, com estudos sobre análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), havendo, principalmente, discussões sobre o processo de trabalho desses profissionais na Atenção Primária, no enfrentamento às arboviroses.
Conclusões/Considerações Para compreendermos a integração dos ACS e ACE, faz-se necessário a observação do trabalho desenvolvido por ambos em territórios comuns e seus fazeres convergentes, os quais oportunizam um encontro de saberes mediados pela saúde, sendo a Atenção Primária locus da ecologia de saberes. À luz da ecologia de saberes, o saber-fazer desses agentes de saúde parece emergir como uma ação-com-clinamen, no sentido da capacidade de gerar movimento espontâneo.
|