SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
41596 - DESAFIO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EDUARDO COSTA - UFSC
Apresentação/Introdução Historicamente evidenciaram-se diversos movimentos internacionais que buscaram se contrapor ao modelo biomédico Flexneriano. No Brasil, a experiência mais promissora de incorporação à lógica da atenção integral e promoção da saúde é a Estratégia Saúde da Família (ESF), a qual assume princípios e diretrizes para efetivação da garantia do direito à saúde e reconfiguração do modelo de atenção
Objetivos Analisar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família no município de Caxias do Sul, RS, Brasil.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo foi realizado em quatro Estratégia Saúde da Família (ESF) e participaram 22 profissionais de saúde. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela análise de conteúdo temática, com auxílio do software Atlas.ti.
Resultados Foram organizados em três categorias: (1) Funções, realidade e idealização do trabalho na ESF, sendo a prevenção a saúde e as práticas curativistas apareceram como foco do processo de trabalho; (2) Elementos do trabalho na ESF, contemplou a finalidade do trabalho ligada à prevenção das doenças, os instrumentos vinculados as tecnologias duras e objeto de trabalho, relacionada as especificidades profissionais; e, (3) Desafios e perspectivas do trabalho na ESF, os quais enfatizam as fragilidades pela falta de profissionais e a necessidade de melhorias na gestão, bem como, o comprometimento e o trabalho em equipe como potencialidades.
Conclusões/Considerações No processo de trabalho em saúde predominaram as ações profissionais preventivas com foco curativista, com desafios centrados no redirecionamento do processo de trabalho na lógica da Saúde da Família.
|